“Hoje eu tenho um privilégio de dizer que tenho um público português.”
A frase da icônica Ivete Sangalo pode perfeitamente resumir o que foi a apresentação da cantora no festival que traz o Rio de Janeiro no nome. Há 20 anos em Portugal, o Rock in Rio Lisboa se consolidou como um dos maiores festivais de Portugal.
Como o fim de semana foi de sol forte na capital portuguesa, com os termômetros chegando a marcar 30ºC no Parque Tejo, palco da festa, bonés, chapéus, óculos de sol e água foram os acessórios mais comuns no público. No sábado 60 mil pessoas compareceram ao festival.
Ivete Sangalo subiu ao palco após o jogo entre Portugal e Turquia pela Eurocopa 2024. A seleção portuguesa levou a melhor (3- 0) e os portugueses, ainda em clima de campeonato, não pararam de pular. Literalmente!
Domingo Luísa Sonza e Pedro Sampaio incendiaram o festival. A organização do evento confirmou o Rock in Rio Lisboa no mesmo local, no Parque Tejo, em 2026.
Com um show eletrizante, Ivete cantou sucessos eternos como “Sorte Grande”, “Festa” e o hit do carnaval 2024 no Brasil, “Macetando”. Este ano, a apresentação da cantora fugiu da tradicional uma hora de show, tempo estabelecido pelo festival. A baiana fez uma apresentação de 1h30 e levantou o público:
“Esse aqui é mais um show extraordinário que eu faço. Eu nunca subo no palco para não fazer um show sensacional. Hoje foi uma catarse. Foi sensacional”.
Esse foi o primeiro mega show que a cantora fez após o cancelamento de sua turnê comemorativa de 30 anos de carreira, em 15 de maio. A turnê “Festa” de Ivete, no Brasil, percorreria grandes estádios e foi cancelada por divergências com a equipe produção dos shows.
“Ivete Sangalo e seu escritório optaram por cancelar a turnê ‘A Festa’. A decisão, embora dolorosa, revelou-se necessária a partir da constatação de que a produtora responsável pela realização dos shows não conseguiria garantir as condições necessárias para que as apresentações da artista acontecessem da forma como foram concebidas com a excelência e segurança prometidas e acordadas”, informou, em comunicado, a equipe da artista.
Durante a coletiva de imprensa, Ivete disse que está planejando como comemorar as três décadas de estrada:
“Eu estou me organizando para montar um novo show e pensar numa nova estratégia de comemoração. Eu não fico assim sofrendo em casa. Trinta anos fazendo isso, painho. Mainha já está moderna”, brincou a cantora, que agora se prepara para o show do Rock in Rio do Brasil.
Ivete se apresentou em todas as edições do Rock in Rio em Portugal, desde 2004. Sobre o melhor show no festival, ela disse ser impossível escolher:
“Seria uma loucura eu eleger um melhor show no Rock in Rio. Eu não elegeria um, mas sim a energia que é estar aqui", completou Ivete.
'Preconceito é retrocesso'
Ao final da coletiva de imprensa, perguntada sobre xenofobia contra imigrantes em Portugal, Ivete Sangalo deixou uma mensagem:
“Eu tenho noção do que acontece no mundo com os seres humanos. O não preservar o outro enquanto indivíduo. Não se deve generalizar, mas sim analisar cada situação. Eu acredito em leis e acredito no melhoramento do raciocínio das pessoas. O mundo é para todo mundo e eu sinto, hoje, um progresso, ainda que em passos muito curtos, mas um progresso contra qualquer ordem de preconceito. O preconceito é um retrocesso”.
Antes de Ivete, o Palco Mundo recebeu a portuguesa Carolina Deslandes. Ela fez um discurso feminista no palco no Rock in Rio:
“Nós somos cada vez mais livres. Não somos inimigas umas das outras, somos aliadas. Não tenham medo de apoiar outras mulheres. Nós juntas somos capazes de tudo. Acreditem em mim”, finalizou a cantora.
Mais Rock in Rio
No sábado (22), o festival teve ainda shows de Jonas Brothers, Macklemore, Kura e o pagodeiro carioca Dilsinho, que se apresentou no Palco Tejo.
No domingo (23), a festa teve a cara do Brasil. Luísa Sonza, Pedro Sampaio e MC Cabelinho estiveram presente. No palco principal: Camila Cabello, Doja Cat, Ne-Yo e Aitana eram as atrações.
Luísa Sonza arrastou o público para seu show, "esvaziando" outros palcos do festival. A apresentação agradou quem assistiu:
"Eu amo estar no palco e todo show para mim é a mesma entrega. Quando você chega em outro país e você vê uma multidão que você não enxerga fim é uma sensação de dever cumprido. Poxa. Aconteceu! A Luísa de Tuparandi, uma cidade de 6 mil habitantes, está fazendo um show grande desses. Tem um sabor diferente", afirmou a cantora.
Sobre o público português, a cantora falou do acolhimento:
"Eu me sinto muito bem aqui. Eu sempre me senti muito acolhida. E agora então...", acrescentou a cantora.
Pedro Sampaio leva público ao delírio
O encerramento do Rock in Rio Lisboa 2024 ficou por conta de Pedro Sampaio. O DJ brasileiro levou o público ao delírio com hits que fazem sucesso por aqui.
Das crianças até os mais velhos, o som de Pedro contagiou:
"Eu estou muito feliz de estar aqui. Portugal é uma terra que me apoia desde o início da minha carreira. Estar aqui hoje é um sonho se realizando", disse.
Antes dos shows deste domingo, a organização do festival apresentou os resultados desta 20ª edição.
"Nós estamos muitos felizes mesmo com os ajustes que precisam ser feitas numa operação dessa dimensão. A avaliação geral do público foi muito positiva. Uma coisa é o que circula nas redes sociais outra coisa é o que as pessoas vivem e sentem, disse Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio.
"Agora é sonhar com o futuro e com muita promoção internacional e com o potencial que essa localização trouxe pra gente", completou.
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas garantiu que o festival foi bom para a capital e que o resultado foi positivo para todo mundo:
"Foi uma experiência única para cidade. O Rock in Rio levou Lisboa ao Mundo e o valor disso para a cidade é incrível. O Rock in Rio é parte da cidade, é parte de Lisboa, da nossa identidade. Isso é muito importante para Lisboa e para os lisboetas. Quanto ao Parque Tejo, ele será seguramente utilizado em outros eventos", disse.
Encerrada a edição portuguesa, a equipe agora se prepara para o festival em sua cidade natal. O Rock in Rio no Rio de Janeiro acontece dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico.
Mais fotos do Rock in Rio Lisboa 2024
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.