Arnaldo Antunes e Vitor Araújo no MiMo Amarante 2024

Arnaldo Antunes e Vitor Araújo no MiMo Amarante 2024

RotaCult - Calor e festivais de música

Música clássica no Alentejo e festivais gratuitos no norte e em Lisboa

18/07/2024 às 18:13 | 2 min de leitura
Jordan Alves
Jordan Alves
jordan@brasilja.pt

Jornalista da BRASIL JÁ

O calorão chegou com música clássica, que invade o Alentejo e o Porto. Também tem espaço para a música contemporânea no Seixal. 

Dito isto, vem cá conferir as nossas escolhas da semana: 

Música clássica e cenário medieval

O Festival Internacional de Música de Marvão começa esta sexta (19) em um  cenário inesquecível, no topo de uma montanha no ponto mais alto de Portugal, a sul do Tejo. Música clássica em uma locação aprazível. Na sua 10ª edição, o destaque é para “O Rapto do Serralho”, de Mozart.

Vale a pena chegar mais cedo e passear pela região pois a vila alentejana é um dos lugares mais bonitos de Portugal. 

Marvão reúne numa combinação perfeita a arquitetura de um castelo medieval, silêncio e muita natureza no Parque Natural da Serra de São Mamede.  Os bilhetes custam 20 euros. 

Festival Internacional de Música de Marvão no Alentejo - Divulgação

Manu Chao e D2 no Seixal  
Cartaz do Festival Maio este fim de semana no Seixal

A quinta edição do Festival do Maio —que normalmente acontece no mês de maio—, desta vez passou para julho. Rola esta sexta e sábado (20), no Parque Urbano do Seixal. A entrada é gratuita. 

No sábado, o carioca Marcelo D2 sobe ao palco.  O português EU.CLIDES fica responsável pela primeira parte do espetáculo. 

De acordo com a organização do Festival do Maio, "à semelhança das edições anteriores, os vídeos poemas gravados por artistas de diferentes áreas —cantores, atores, escritores— pontuarão os espaços entre as atuações". As portas abrem às 19h.

Mapa do Festival Maio no Seixal

Mimo Festival 
Arnaldo Antunes, Carminho e o Bloco Afro Ilê Aiyê estarão no Festival MiMo 2024

Todos os caminhos te levam a Amarante. A bucólica cidade portuguesa sediará este fim de semana o MiMo Festival. A programação começa esta sexta e se estende para o fim de semana (20 e 21). 

Ao todo, serão 22 concertos, seis DJ Sets, sete workshops, três palestras no Fórum de Ideias, além de atividades de arte, performance, feira criativa, exposições, programação infantil e roteiros sustentáveis. 

O cartaz deste ano terá Marcelo D2, Fatoumata Diawara, Dino D’Santiago, Femi Kuti & The Positive Force, Arnaldo Antunes & Vitor Araújo, Leyla McCalla, o bloco baiano Ilê Aiyê, A Cor do Som que traz Carminho como convidada entre outros artistas.  

Confira a programação completa e aproveite! 

Jazz no Porto 

Para quem está no Porto entre os dias 18 e 21 de julho, há shows nos Jardins do Palácio de Cristal. O Porta-Jazz está de volta e, nessa 14ª edição, com quatro shows ao luar.  

Os shows gratuitos já são uma espécie de tradição de verão na cidade do Porto. De quinta a domingo, às 22h. Nesta quinta, será Nuno Campos, e sexta (19) se apresenta Mané Fernandes. No dia 20, sábado, e dia 21 de julho, GODUA. A entrada é livre.

Porta Jazz no Porto este fim de semana - Foto: Divulgação

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens