Nem só de praia se vive o verão português. O fim de semana será de sol e altas temperaturas, então a praia já será o programa oficial para a maioria.
Portanto, aqui vão algumas alternativas para fugir do habitual.
Exposição
Uma exposição num lugar simbólico. “Álbuns de Família. Fotografias da diáspora africana na Grande Lisboa (1975-hoje)” está no Padrão dos Descobrimentos.
O monumento foi construído no auge do Estado Novo (1933-1974), durante ditadura de Antônio Salazar, para celebrar o Império do passado e com isso consolidar o império de 1940.
Hoje, é um monumento histórico que através das suas exposições e programação se torna um espaço de reflexão e crítica histórica.
Essa exposição reúne fotografias que os portugueses afrodescendentes e os africanos registaram de si próprios e das suas comunidades desde 1975, data das independências dos países africanos de colonização portuguesa.
Se você gosta de jazz, atenção, pois entre os dias 1 e 11 de agosto todos os caminhos levam você aos dois auditórios e ao anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
A norte-americana Ava Mendoza é um dos destaques da 40ª edição do “Jazz em Agosto” que conta ainda com participações de James Brandon Lewis e outros nomes.
Ou seja, cultura e lazer num ambiente sereno. Os bilhetes precisam ser comprados presencialmente na sede da fundação (Avenida de Berna 45-A, 1067-001 Lisboa) de segunda a sábado, das 10H às 18H. Domingos e feriados (só em dias de espetáculo), também no mesmo horário.
Cinema no Rooftop
O terraço do Capitólio transforma-se em sala de cinema com o programa “Cinema no Verão”. O programa é variado com filmes para toda a família. Quem está na capital portuguesa durante as férias de agosto pode aproveitar uma sessão de cinema a céu aberto, neste emblemático e histórico espaço de Lisboa.
A programação começa dia 02 de agosto com “Império do Sol”, de Steven Spielberg. Dia 03 é a vez de “Namorada Aluga-se” de Steve Rash. Confira a programação completa e escolha seu filme. As sessões acontecem todas as sextas e sábados de agosto, sempre às 21h e não precisa inscrição prévia.
Ah! A entrada é livre mas com limite de público. Os lugares não são marcados e o Terraço do Capitólio é acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
O Museu de Lisboa te propõe um programa diferente. Seja uma cidade abandonada ou um teatro antigo, a arqueologia revela muitos segredos do passado. Que ferramentas utiliza? O que pode revelar uma letra escrita?
O programa convida os visitantes a serem “arqueólogos por umas horas”, explorando conceitos de arqueologia e do trabalho do arqueólogo.
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.