Prepare ou vá em busca do seu drink favorito, use chapéu e filtro solar ao passear pelas ruas —e se liga nas dicas da semana 🤩
Ao ar livre ⛵
Como o tempo está aberto e as temperaturas altas, vou começar sugerindo os passeios à beira do Rio Tejo em Lisboa. Sejam caminhadas, andar de bicicleta, patinete ou simplesmente tomar um sorvete por lá, mas se quiser incrementar a dica vai além.
Um passeio de barco pelo Tejo e uma das experiências mais vendidas do Airbnb é o veleiro da Lisbon Fun Sail. As partidas são da Marina De Santo Amaro, nas Docas e é preciso reservar. Um espumante e uma cerveja gelada num fim de tarde no barco cai muito bem para os mais românticos ou para um grupo de amigos.
Nesta quinta (18), a artista visual e performer Bárbara Veiga inaugura sua exposição de fotografias "Kind of Blue" no Maria Food Hub, em Lisboa.
A data escolhida antecipa o Dia Mundial da Terra, 22 de abril, comemorado em mais de 190 países e que serve de alerta para a necessidade de preservar os recursos naturais do mundo.
Além das telas expostas, que são fotografias que homenageiam a Terra, Bárbara lerá uma poesia de sua autoria inspirada no Dia Mundial da Terra. Suas obras foram captadas durante os mais de 20 anos dedicados ao tema.
A artista, que viveu sete anos em alto mar, já percorreu mais de noventa países. Bárbara é autora do livro "Sete Anos em Sete Mares" e dedica-se a explorar formas criativas de lembrar a importância de nos conectarmos com a natureza, e consequentemente, com a humanidade. A ativista já fez exposições em países como Austrália, França, Alemanha e outros ao redor do mundo.
Para melhorar o programa cultural, o restaurante Maria Food Hub estará com um novo menu com pratos para partilhar e drinks refrescantes. O Maria Food Hub fica nos Anjos, na Rua Maria Andrade 38, 1170-216 Lisboa.
Literatura 📔
Destaque para os lançamentos "Dita Dor", de António Jorge Gonçalves (texto e ilustração), e "Sempre!", de Rita Taborda Duarte (texto) e Madalena Matoso (ilustração). Livros sobre a ditadura e o 25 de Abril. Estes dois volumes fazem parte da Coleção "Missão Democracia" constituída por 12 volumes, cada um com um tema diferente e lançados pela Assembleia da República.
No livro "Dita Dor", acompanhamos o dia a dia de António, um menino cuja vida familiar seria igual à de tantos outros meninos no tempo em que Portugal vivia numa ditadura. Com ele, percorremos uma época em que, na escola, nas ruas, em casa, um pouco por todo o lado, entrecruzado com a felicidade e as agruras próprias da vida, havia um contexto de medo, censura, guerra, desigualdade e pobreza.
António olha em volta e faz perguntas sobre o que o rodeia. Há tantas coisas que não compreende! Nas páginas finais, alguns conteúdos informativos convidam os leitores a aprender mais sobre certos aspetos da vida e da história do nosso país, antes de Abril de 1974.
Em “Sempre!”, entre versos e canções, acompanhamos o nascimento de duas novas vidas: a de uma criança e a de um país. A par e passo, seguimos a história de ambos e de como uma influencia a outra: o país infeliz dividido entre o mar e a guerra obriga uma família a fugir para um lugar distante.
Mas, um dia, esse país que ficara para trás tornou-se de todas as cores: acabara-se o eterno inverno, erguia-se agora o sol de verão. A família regressa a um Portugal libertado e uma nova vida começa para todos. A história acaba, mas o livro continua: abre-se uma caça ao verso, aprende-se o significado de «abrilar» e convida o leitor a refletir sobre tudo o que foi e tudo o que será.
Bem no coração de Lisboa em Alfama você pode conhecer os novos drinks do Manny´s Bar. As bebidas elaboradas por Bruno Achadinha podem ser degustadas em harmonia com petiscos para partilhar como croquetes e carpaccio de bacalhau.
O Manny´s Bar funciona dentro do Hotel Boutique Santiago de Alfama, na Rua de Santiago, 13. Se preferir refeições completas vale reservar o café/restaurante da rede, o Audrey´s. Comandado pelo chef brasieiro Tiago César, o menu tem entradas e pratos principais para todos os paladares. Ah não deixe de provar os bolos.
O show “Bem Moreno” está em sua primeira turnê europeia. Em Portugal já fizeram shows em Coimbra, Arcos de Valdevez e Lisboa. Agora o publico de Espinho vai conferir.
O duo levará ao palco muita brasilidade e nesta primeira turnê fora do Brasil além de Portugal eles vão levar o show para Espanha, Alemanha, França e Inglaterra.
Destaque para a estreia de “Na medida do impossível”. A peça do encenador e dramaturgo Tiago Rodrigues foi concebida a partir de testemunhos de voluntários da Cruz Vermelha e dos Médicos sem Fronteiras.
Elaborada a partir de entrevistas com profissionais dessas instituições, o espetáculo resgata a experiência humanitários para falar das suas vivências nas condições limite em que trabalham diariamente: Como administrar um campo de refugiados? Como lidar com as escolhas de vida ou morte? Como continuar quando sabem que não vão mudar o mundo?
No elenco estão Adrien Barazzone, Beatriz Brás, Baptiste Coustenoble e Natacha Koutchoumov. Quinta e sexta-feira, às 21H. No sábado têm início às 19H, domingo dia 21 será representada às 17H. Nos dias 23 e 25 de abril será às 21H e dia 24, às 19H. A peça está em cartaz no Culturguest, no Auditório Emílio Rui Vilar, em Lisboa.
Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu email o melhor do jornalismo da BRASIL JÁ
Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou nossos Termos e Condições
MENSAGEM AOS LEITORES
Jornalismo brasileiro na Europa
Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.
O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.
Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.