Adriana Calcanhoto se apresenta sexta (05/07) no Jardins do Marquês, em Oeiras (Foto: Divulgação)

Adriana Calcanhoto se apresenta sexta (05/07) no Jardins do Marquês, em Oeiras (Foto: Divulgação)

RotaCult - Muitas opções ao ar livre

Adriana Calcanhoto, Djavan, cinema ao ar livre e feira latina essa semana

04/07/2024 às 15:11
Jordan Alves
Jordan Alves
jordan@brasilja.pt

Jornalista da BRASIL JÁ

Um verão com muitas atividades ao ar livre é o que teremos nos quatro cantos do país. 

Esta semana há programas que vão de shows e cinema a exposições. Atenção com as temperaturas altas e divirta-se!

Música 🎶
Djavan sobe ao palco dia 10/07 - Foto: Pedro Augusto Araújo

O Festival Jardins do Marquês – Oeiras Valley apresenta sete noites de verão intimistas. O local, junto aos jardins do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, traz um cartaz cuidadosamente selecionado. Serão shows divididos em dois palcos, ambos ao ar livre, com artistas nacionais e internacionais. 

Adriana Calcanhoto sobe ao palco nesta sexta-feira (05/07) e Djavan na próxima quarta (10/07). Ainda há bilhetes.

Gracinha no jardim do Solar dos Presuntos em Lisboa - Foto: Reprodução

E se busca música e bons drinks, vá ao Gracinha, em Lisboa. Inaugurado no ano passado, o espaço é aconchegante e esta semana tem apresentações de alguns artistas. 

Na quinta (4), o DJ Equador será o responsável pela música e, na sexta (5), Zé Pedro Moura assume a mesma função.

Este ano, a grande novidade da programação do Gracinha são os duetos improváveis em que um músico escolhe um par, tal como o nome indica, improvável. 

Em julho, está prevista a participação da cantora Cláudia Pascoal, que representou Portugal no festival Eurovisão da Canção em 2018. 

Vale reservar. O  Gracinha, fica no jardim  do famoso restaurante Solar dos Presuntos. A programação é sempre a partir das 19H30 e a entrada é gratuita.

Exposições 🧑🏾‍🎨

“Enciclopédia Negra” é composta por mais de 100 retratos de personalidades negras como políticos, artistas, sambistas, advogados e engenheiros que foram sistematicamente invisibilizados pela história. 

Esses retratos são, na sua maioria, ficções porque, na história da pintura, estas personagens não existem. 

O retrato era apenas usado pelas classes privilegiadas. A exposição pretende tornar histórias da população negra mais conhecida e dar rostos a estas personalidades. 

“Enciclopédia Negra” inclui mais de 100 obras que se pautaram nos verbetes escritos para o livro homônimo de autoria de Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz. Ao todo 417 verbetes e mais de 550 biografias. 

"Enciclopédia Negra" no Porto - Foto: Miguel De

Com curadoria dos autores do livro, a exposição ficará até 4 de outubro de 2024 na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto (Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto). A entrada é livre!

"Enciclopédia Negra" - Foto: Miguel De

Luzes e Cores 🔮
Exposição noturna "Serralves em Luz" - Foto: Divulgação

Chega a terceira edição de “Serralves em Luz”, que já foi eleita uma das melhores exposições da Europa. Eles prometem uma experiência imersiva, com um percurso noturno de cerca de três quilômetros em 25 instalações. E o tema deste ano é “Sonhos e ilusões”.

Com direção criativa de Nuno Maya e da sua equipa, “Serralves em Luz” apresenta muitas cores num espaço lindo no Porto. “Serralves em Luz” fica de 4 de julho a 3 de novembro, de terça a domingo, em horário noturno (inicialmente às 21h30). 

 O bilhete inteiro custa 14 euros mas há descontos para alguns grupos.

Cartaz - Reprodução

Feira Latina 🎊

Banner - Divulgação

A Feira Cultural Latino-Americana começa neste domingo, 7 de Julho. A programação inclui shows, aulas de culinária, desenho, dança e argila. 

Além de um mercado gastronômico, com a presença do El Taco Chingón e do Pisco Peruvian Bar, entre outros restaurantes latino-americanos. 

Um programão para toda a família. Estão previstos, além de shows ao ar livre espaço para teatro, debates filosóficos, apresentações de livros e curtas-metragens.

A feira vai até dezembro, todos os primeiros domingos do mês, de 12H às 23H, na Fábrica Braço de Prata e tem entrada livre. 


Cinema 🎬
CineConcha em Lisboa - Foto: Divulgação

Prepare sua manta e confira  uma sugestão para as quintas, sextas e sábados desta semana —e da próxima também. O CineConchas é cinema ao ar livre. Esta semana, na quinta (4), o filme “Eu, Capitão” de Matteo Garrone. 

Na sexta (5), “Anatomia de Uma Queda” de Justine Triet e no sábado Profissão: Perigo de David Leitch. Todos têm classificação etária de 12 anos. 

As sessões começam às 21h45, com entrada livre, até 13 de Julho, na Quinta das Conchas. 

CineConcha na Quinta das Conchas em Lisboa - Foto: Divulgação

Jardim cultural 🌱

O último fim de semana do Jardim de Verão da Gulbenkian, em Lisboa, tem shows, DJs, ciclo de cinema e um programa de conversas. 

O artista carioca Leo Middea encerra o Jardim de Verão com um concerto que celebra a nova geração da música popular brasileira. 

Leo Middea  é conhecido por suas músicas influenciadas pela MPB.  O cantor e compositor foi o primeiro artista brasileiro a chegar à final do Festival da Canção deste ano, em Portugal. Ele ficou em segundo lugar. 

Vale lembrar que a entrada é gratuita (Jardim Calouste Gulbenkian. Avenida de Berna, 45 A). Confira a programação completa do fim de semana.

O cantor e compositor Leo Middea - Foto: Jordan Alves

Últimas Postagens