O dia da Liberdade —este 25 de abril—, próximo do feriado do Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, tem opções diversificadas para celebrar as datas.
Deixo aqui as sugestões 😎
25 de Abril🌹
As celebrações oficiais pelos cinquenta anos da Revolução dos Cravos, em Lisboa, começam daqui a pouco, às 9h30 desta quinta (25), na Praça do Comércio. Haverá uma cerimônia militar com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a presença de 1 100 militares dos três ramos das Forças Armadas.
As aeronaves da Força Aérea vão sobrevoar o local e a Marinha vai trazer para perto duas fragatas e dois navios patrulha.
Às 11h30, começa a cerimônia solene na Assembleia da República. O Ppresidente da República e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, vão estar presentes, assim como os partidos com assento parlamentar, que terão a palavra no Parlamento.
As comemorações contam também com a presença de vários chefes de Estado dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, como Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e ainda de Timor-Leste.
Após a hora de almoço, continua a reconstituição do trajeto feito em 25 de Abril de 1974 durante a “Operação fim de Regime”, com a saída do Terreiro do Paço até ao Rossio, que culmina na marcha sobre o Quartel do Carmo.
Às quinze horas está agendado o desfile que começa na Praça Marquês de Pombal, segue pela Avenida da Liberdade e termina no Rossio, onde terão intervenções, momentos culturais e musicais.
No Porto as comemorações também começam pela manhã. A partir das dez horas, a Praça do General Carlos Alberto serve de palco a jogos e atividades para toda a família. Destaque para a homenagem aos resistentes antifascistas, que acontecerá no Largo Soares dos Reis, às 14h30, e no Desfile da Liberdade, que começa no Largo Soares dos Reis e vai até à Avenida dos Aliados.
A partir das quinze horas, a Avenida dos Aliados terá atividades artísticas temáticas.
Teatro🎭
Dias 27 e 28 de abril sobem ao palco os atores Bruno Muratori e Fábio Nóbrega Vaz. A dupla encena “Ensaio sobre a perda”, de Herton Gustavo Gratto.
Com concepção cênica de Daniel Dias Silva, a peça conta a história de dois atores que viviam um romance e se reencontram profissionalmente após uma separação dolorosa.
“Ventos de Liberdade. A Revolução de Abril pelo olhar de Ingeborg Lippmann e Peter Collis” exibe, através de imagens inéditas, o olhar de dois fotojornalistas estrangeiros. A dupla Ingeborg Lippmann e Peter Collis acompanhou os primeiros passos da Revolução.
Marvila, o bairro cult de Lisboa, celebra a liberdade dia 27 de abril com palavras, sons e cervejas.
Num evento colaborativo entre as cervejarias da Rua Capitão Leitão, Fermentage e Dois Corvos, a rua de Marvila vai uma vez mais virar palco da cultura portuguesa através de um evento que reúne uma tertúlia literária, o lançamento de uma cerveja com direito a prova comentada, concertos e DJs.
A programação começa às 16h e vai até tarde. A entrada é gratuita. Anote os endereços: Rua Capitão Leitão, 94 e Rua Capitão Leitão, 1B (ambos em Marvila)
Já coloque na sua agenda a estreia do Festin na próxima quinta (2). O Festival de Cinema promete filmes para todos os gostos. Confira a programação. A BRASIL JÁ estará presente e vamos trazer as novidades das telonas para vocês. Confira a programação.
Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu email o melhor do jornalismo da BRASIL JÁ
Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou nossos Termos e Condições
MENSAGEM AOS LEITORES
Jornalismo brasileiro na Europa
Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.
O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.
Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.