Simone Mendes fez show na sexta (14) no Campo Pequeno, em Lisboa, e no sábado (15) no Multiusos de Gondomar, no Porto - Crédito: Jordan Alves, BRASIL JÁ

Simone Mendes fez show na sexta (14) no Campo Pequeno, em Lisboa, e no sábado (15) no Multiusos de Gondomar, no Porto - Crédito: Jordan Alves, BRASIL JÁ

A relação entre Simone Mendes e o sucesso: 'É perigoso se perder com a dor da solidão'

Em carreira solo desde 2022, a cantora sertaneja se apresentou em Portugal em shows lotados

18/02/2025 às 08:12 | 2 min de leitura | Cultura, Diversão e Arte
Publicidade Banner do projeto - DMX Investiments

Ainda que represente um gênero de grande apelo popular, os números da cantora Simone Mendes (que antes fazia dupla com a irmã, Simaria) impressionam. As reproduções de suas músicas em plataformas digitais alcançam 2 bilhões de pessoas, com 10 milhões de ouvintes mensais. 

E apesar dos números astrônomicos, para Simone o sucesso só faz sentido se o artista tiver "pé no chão", afirmou ela à BRASIL JÁ, pouco antes do show que teve ingressos esgotados em Lisboa, na última sexta (14).  

Hoje, as mulheres alcançaram um lugar muito lindo nesse espaço, que era muito masculino, mas eles nos receberam com tanto carinho e amor... Eu não sinto essa disputa e uma das coisas mais bonitas do nosso seguimento é a união.

Para a cantora, embora o sertanejo seja um espaço majoritariamente masculino, não há rivalidade entre homens e mulheres. Apesar de soar feminista, o chamado feminejo —movimento cujo objetivo era reforçar a presença feminina no estilo musical— Simone Mendes é parte por ser mulher. E só.

— Você se considera feminista? 

— Eu só sei dizer que sou Simone Mendes — brincou a cantora. 

"Erro Gostoso", "Saudade Burra" e "Dois Tristes" no repertórios dos shows da cantora em Portugal. Crédito: Divulgação

A parceria com a irmã Simaria terminou em 2022 e, desde então, Simone embarcou na carreira solo. Os desafios da vida artística, disse, se equilibram entre solidão e sucesso. 

"Hoje, eu posso escolher quantos shows eu posso fazer num mês, num ano, mas precisamos abrir mão de muitas coisas. A gente vê a vida pela janela do avião, do ônibus, de um quarto de hotel...", desabafou.  

Os anos de carreira a gabaritaram para analisar que o sucesso significa uma mudança (para melhor) para muitos que rodeiam o artista. Entretanto, Simone diz ser preciso estar preparado para viver os tumultos da nova realidade. 

É preciso ter colo e estrutura de amor para voltar porque é perigoso se perder com a dor da solidão. Sucesso é ter pé no chão

Simone nasceu pobre na Bahia, segundo ela. Mesmo naquelas circunstâncias, a cantora disse que sempre foi muito devota e recorria à fé para buscar conforto e sabedoria. Ela compartilhou um episódio que, de certo modo, explica o porquê de ela falar de forma recorrente de Deus em seus shows:  

“Eu nasci numa família muito humilde, com uma pobreza muito grande, e Deus falou pra mim, através de uma pastora, que ele me daria tudo que eu não tinha. Eu me agarrei àquela palavra e à fé. Deus mudou a minha história. Eu sou um milagre”.

Premiada sob holofotes

No palco do Campo Pequeno, em Lisboa, Simone recebeu dois Discos de Ouro pelos singles "Dois Fugitivos" e "Dois Tristes", cada um ultrapassando a marca de 1 250 000 streamings em Portugal. Os prêmios foram entregues a ela pelo marido e pelo empresário da artista.

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens