Adoção clandestina de bebê para Portugal é investigada pela polícia brasileira

Brasileira de Curitiba teria negociado a venda de bebê para um português

06/02/2024 às 19:13 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

A Polícia Federal (PF) brasileira cumpriu nesta terça (6) mandados judiciais em São Paulo e Curitiba no âmbito de uma investigação sobre adoção clandestina para Portugal, no âmbito de uma operação para combater o tráfico internacional de pessoas.

Segundo a PF, as investigações até o momento apontaram que "uma cidadã brasileira, residente na cidade de Curitiba, teria negociado a venda de seu filho, ainda no ventre, para um cidadão português, tendo a mulher viajado para Portugal poucos dias antes da data do parto e dado à luz a criança naquele país". 

Logo após o parto, "ela retornou ao Brasil e deixou a criança no país europeu".

A ação, nomeada pelas autoridades brasileiras de operação Mater Avaritia, contou com o apoio da Interpol e da polícia portuguesa, com diligências realizadas em Portugal.

A Polícia Federal brasileira também informou que "foi instaurado um novo procedimento investigatório criminal pelas autoridades portuguesas, no qual os suspeitos passaram a ser também investigados pela prática de crimes relacionados ao tráfico internacional de pessoas praticados na Europa".

O bebê deixado em Portugal foi localizado ainda na maternidade e está sob os cuidados das autoridades e rede de proteção à criança de Portugal, de acordo com o comunicado.

A polícia brasileira destacou ainda que as investigações prosseguem para identificar outras pessoas que possam ter de alguma forma participado ou auxiliado na negociação e encaminhamento do bebê brasileiro para Portugal.

Os agentes também querem identificar outras negociações semelhantes, envolvendo crianças brasileiras, que possam ter sido intermediadas pelo grupo criminoso investigado.

Com Agência Lusa

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens