Luanda, capital de Angola (Arquivo). Crédito: Carlos César/Pexels

Luanda, capital de Angola (Arquivo). Crédito: Carlos César/Pexels

Angola cria Observatório para combater imigração irregular e tráfico de diamantes

Plataforma servirá para recolher dados e assegurar o planeamento estratégico contra a exploração ilícita dos recursos minerais

30/01/2024 às 15:00 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

Angola vai ter um Observatório para combater a imigração irregular e o tráfico de diamantes, segundo um despacho presidencial, a que a Agência Lusa teve acesso hoje, terça (30).

O objetivo é contrariar o impacto negativo da exploração ilícita dos recursos minerais no ambiente e garantir a segurança nacional e estabilidade do sistema financeiro.

O Observatório Nacional de Combate à Imigração Ilegal, Exploração e Tráfico Ilícito de Recursos Minerais Estratégicos servirá para recolher dados e assegurar o planejamento estratégico das questões relativas à imigração irregular e tráfico, no âmbito da Comissão de Apoio ao Conselho de Segurança Nacional.

O Observatório, que será coordenado por um general designado pelo presidente angolano, tem como missão: 

- Recolher e analisar estatísticas sobre imigração; 

- Exploração ilícita de recursos minerais; 

- Utilização de documentos falsos e falsificados;

- Medidas de expulsão do território nacional;

- Elaboração de estudos e compilação de dados estatísticos das matérias de âmbito e da sua responsabilidade.

O orçamento será proveniente do ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

Reportagem Agência Lusa

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens