Em setembro de 2024, a Embratur registrou a entrada de 445 389 chegadas de turistas em solo brasileiro. O resultado foi 26,4% superior ao mesmo período de 2023, o melhor setembro da série histórica (1989-2024).
Considerando esse número e tendo a promoção do turismo entre Portugal e Brasil entre as prioridades estratégicas da agência estatal, a Embratur quer impulsionar o crescimento no mercado português, que é o segundo maior emissor de turistas da Europa para o Brasil —o primeiro é a França.
Em entrevista à BRASIL JÁ, Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur, afirmou que o fato de Portugal ser um trampolim para a ida ao Brasil demonstra o "potencial de se estreitar mais esses laços culturais e comerciais".
Em 2024, a Embratur lançou uma campanha de promoção do turismo brasileiro em Portugal, focando nas belezas naturais do país, como as praias do Nordeste, as florestas amazônicas e as cachoeiras do Centro-Oeste.
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A campanha também explora os aspectos culturais e históricos compartilhados entre os dois países, criando um sentimento de proximidade e pertencimento, com o objetivo de atrair um número ainda maior de visitantes.
Os avanços estão no mesmo patamar dos desafios para se consolidar o turismo entre os países. A infraestrutura aeroportuária brasileira, por exemplo, exige investimentos para lidar com o aumento da demanda e com as novas regulamentações de captação de biodados.
Nesse cenário, segundo Gevaerd a Embratur está em diálogo com a Polícia Federal e operadores de aeroportos para contornar problemas referentes a novas exigências no cenário migratório
A representação da Embratur em Lisboa foca em parcerias com o setor privado, como startups e centros de inovação, para promover melhorias na experiência dos turistas e garantir que o Brasil se mantenha competitivo no cenário global.
Impacto econômico
Para a agência brasileira, a inovação é essencial para o crescimento do turismo. Isso se reflete no impacto econômico do turismo para o Brasil, que também tem deixado resultados positivos.
De janeiro a setembro de 2024, o Brasil registrou um recorde de 5,4 bilhões de dólares em receitas turísticas, superando os números de 2023 e 2014, ano da Copa do Mundo.
O número de turistas estrangeiros também aumentou, com 4,9 milhões de chegadas, um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A importância do turismo internacional para a economia brasileira é lembrada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que afirmou que os dólares deixados pelos turistas geram uma injeção econômica nas comunidades locais, beneficiando trabalhadores do setor de serviços.
"Esse dinheiro que entra na nossa economia a partir do turista internacional que paga, dentre outras coisas, a gorjeta do garçom, o motorista de aplicativo, o taxista, o vendedor ambulante na praia. Ele gera emprego e renda para os municípios", disse Freixo.
Em termos de turistas brasileiros no exterior, Portugal é um dos principais destinos, com 9,8% de participação no total de viagens internacionais dos brasileiros.
Em 2023, Portugal foi o sexto maior mercado turístico de origem para o Brasil, com 1,1 milhão de turistas, e gerou 2,6 milhões de pernoites, representando um crescimento importante em receitas turísticas. A Grande Lisboa é o destino mais procurado pelos turistas brasileiros em Portugal, seguida pelas regiões do Norte e do Algarve.
Com um cenário promissor para o turismo, as perspectivas para o futuro apontam para um crescimento contínuo das viagens internacionais dos brasileiros, com a previsão de um aumento de 5,9% nas partidas internacionais até 2028, e de 9,4% nos gastos desses turistas.