Brasil é escolhido para ser país parceiro da Fitur 2025, a Feira Internacional de Turismo

Acordo foi assinado nesta quinta (28) e, na prática, dá mais destaque à presença brasileira no evento

28/11/2024 às 19:11 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

Pela primeira vez, o Brasil foi escolhido para ser país parceiro da Fitur, a Feira Internacional de Turismo que todos os anos ocorre em Madri, Espanha. Na edição do próximo ano, entre 22 e 26 de janeiro, o país apresentará sua estratégia dirigida ao setor do turismo, com foco nos mercados espanhol e europeu.

O acordo que dá destaque ao Brasil na feira foi assinado nesta quinta (28) pelo embaixador do país na Espanha, Orlando Ribeiro, e o vice-presidente da Ifema, a Instituição Feiral de Madrid, responsável pela organização do evento. 

Para o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, “ser o país convidado na Fitur é uma conquista extraordinária”. 

“Fechamos um ano recorde para o turismo brasileiro e 2025 promete superar nossas expectativas, tanto em resultados quanto em visibilidade global. A Fitur será a nossa vitrine para destacar o potencial do país, principalmente em um ano em que também sediaremos a COP30 e o Brics”, acrescentou.

Embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Ribeiro (à esquerda), assina acordo que torna o Brasil país parceiro da Fitur. Crédito: Divulgação

Já o embaixador Orlando Ribeiro afirmou que Brasil e Espanha são países aliados e que mantêm uma cooperação tradicional e multifacetada. 

“No setor de turismo, temos trabalhado para estreitar nossos laços com o objetivo de aliar o potencial brasileiro à experiência espanhola. Além de ser uma importante fonte de turistas, a Espanha deve ser considerada um parceiro estratégico, uma fonte fundamental de investimentos para o setor turístico nacional e um país com vasta experiência nesta área”, disse Ribeiro.

Na prática, sendo país parceiro, o Brasil consegue um posto de mais destaque na feira, com mais presença na comunicação visual do evento e em campanhas publicitárias por Madri. A proposta brasileira é focar sua participação no fomento de negócios e na sustentabilidade. 

“Aproveitaremos este prestigioso espaço para destacar nossa diversidade e posicionar o Brasil como líder no turismo global. Convidamos profissionais para visitar nosso pavilhão, pensado para gerar negócios, fortalecer alianças estratégicas e mostrar os pontos fortes do nosso mercado”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Oportunidade

O evento representa uma oportunidade para o setor de turismo participar de iniciativas como os lançamentos de uma campanha publicitária dirigida à Europa, uma plataforma de formação contínua sobre o Brasil e novos acordos estratégicos com organizações internacionais. 

Segundo informou a Embratur, o pavilhão brasileiro na Fitur 2025 contará com experiências imersivas, apresentações culturais e encontros de negócios para incentivar investimentos e colaborações.

Outra proposta é que o Brasil exponha sua diversidade turística, reunindo destinos de todas as regiões, companhias aéreas, operadoras e redes hoteleiras comprometidas com a inovação e a excelência. 

A seleção dos coexpositores terá como foco a promoção de destinos qualificados e variados, consolidando o país como um destino de renome mundial. O objetivo é diversificar a oferta turística, aumentar o tempo de permanência dos visitantes e maximizar os gastos dos turistas internacionais.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens