14/06/2024 às 09:38
| 2 min de leitura
Publicidade
O carinho dos brasileiros pela terrinha aumenta cada vez mais. Portugal tem uma fã —de suas cidades e de sua gastronomia— que não dispensa um prato de bacalhau. A escritora Carina Alves lança neste sábado (15) “Brinco de ser uma” (Kotter Editorial), seu primeiro livro editado em Portugal.
"Sinto-me totalmente em casa quando estou em Portugal. Mais do que isto: sinto-me em paz! Sentimento propiciado, por exemplo, pela contemplação das águas dos rios e pelo vaivém no Cais da Ribeira, no Porto”, contou.
Fundadora do Instituto Incluir, que tem projetos espalhados pelo Brasil inteiro e parcerias com instituições portuguesas e alemãs, Carina Alves foi a primeira brasileira premiada pela Unesco com o Prêmio Confúcio de Alfabetização —pelo projeto Literatura Acessível.
Em 2022, foi finalista do tradicional Prêmio Jabuti de literatura. Com mais de 20 anos no terceiro setor, ela marca presença em projetos sociais de geração de renda, no atendimento básico a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, por meio do esporte, da educação e da cultura.
A psicóloga, doutora em educação e ativista social conversou com a BRASIL JÁ:
É seu primeiro livro editado em Portugal. A emoção é diferente? Foi mais difícil lançar aqui?
A emoção é grande e pulsa o peito! Não foi difícil lançar aqui, tenho uma rede de parcerias que me recebem sempre de braços abertos. Fui e sempre sou muito bem acolhida em Portugal. Sou muito grata por isso. Tanto a editora Kotter Portugal, quanto os meus amigos e amigas daqui, me deram as mãos neste projeto e eu estou muito animada, pois é um desafio colocar minhas poesias para o mundo. Sempre escrevi poesias, desde a infância, mas só agora me encorajei a mostrá-las.
Alguns autores reclamam das dificuldades de lançar um livro. Você acha que o mercado precisa melhorar?
Pode ser difícil, mas eu confesso que não tive dificuldade. Tudo correu bem, todo o processo com a editora foi muito amistoso e profissional. Já encontrei dificuldades no Brasil, mas aqui não.
Sobre Portugal, sabemos da sua afinidade com o país. O que você mais gosta aqui? Gastronomia, clima, cultura …
Eu adoro Portugal! Gosto das cidades, vejo poesia nas ruas, na história, na gastronomia, nas artes, nas cores, no clima “quente”, e principalmente no inverno. Adoro a gastronomia e os vinhos portugueses! Meu prato preferido é a tradicional bochecha de porco com purê de batatas trufado. Mas não dispenso um bom bacalhau (risos)
'Brinco de ser uma'
O livro “Brinco de ser uma” conta com a participação de Vinicius Terra, rapper, professor de português e literatura e articulador cultural brasileiro, que assina a orelha.
Sobre o livro, Vinícius disse: “Brinco de Ser Uma, à primeira vista, é uma distopia nesses tempos de likes; engana-se quem pensa de forma tão rasa e precipitada. Esta obra é um convite à desaceleração ... Assim é a poesia: uma escultura que nada mais é que um comboio expresso rumo a novos sentidos. Que esta viagem para dentro de si traga novos sentidos para que assim sigas mais atento/atenta/atente e mais forte.”
Serviço
A 94ª edição da Feira do Livro de Lisboa está montada no Parque Eduardo VII, no Marquês de Pombal e tem entrada livre.
Com abertura às 12h e encerramento às 22h (durante a semana), e abertura às 10h e encerramento às 23h sextas-feiras, sábados e véspera de feriado.
A escritora Carina Alves fará sessão de autógrafos neste sábado (15), às 16h.
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.