Felipe David (à esquerda) é cumprimentado pelo secretário de Segurança de Alicante, Julio Calero. Crédito: Prefeitura de Alicante

Felipe David (à esquerda) é cumprimentado pelo secretário de Segurança de Alicante, Julio Calero. Crédito: Prefeitura de Alicante

Brasileiro é aclamado como héroi na Espanha após salvar menino

O pintor Felipe David de Souza se arriscou para resgatar um garoto que se pendurava numa varanda

22/08/2024 às 23:25 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

O brasileiro Felipe David Souza, de 29 anos, está sendo aclamado como herói na Espanha depois de se arriscar e salvar um menino que estava a ponto de cair da varanda de um prédio. O feito foi filmado e difundido pelas redes sociais. Nesta quinta (22), a prefeitura de Alicante anunciou que irá homenagear o brasileiro.

Na segunda (19), Felipe David resgatou um menino de 6 anos que se pendurou na parte externa de uma varanda. A criança estava no segundo andar de um edifício do centro da cidade. O brasileiro estava trabalhando como pintor em um prédio vizinho quando ouviu gritos de pedestres que acompanhavam a situação. 

Da calçada, as pessoas angustiadas com a cena gritavam para que o garoto não trepasse na grade e voltasse para dentro do apartamento. À Rádio Alicante, Felipe David contou que decidiu se arriscar na fachada do prédio quando viu que a criança já estava com meio corpo para fora da varanda

 

O brasileiro não pensou duas vezes e, sem qualquer item de segurança, foi, pela fachada, se aproximando do apartamento onde estava o menino. Ao chegar ao andar onde estava a criança, Felipe David conseguiu empurrá-lo para dentro do imóvel. 

"Eu era a pessoa que estava mais próximo [do menino] e estava quase indo embora para casa, mas não tive dúvidas [em salvá-lo] porque pensei no meu filho, que tem uma idade parecida", afirmou o brasileiro à emissora de rádio espanhola Cadena Ser. 

Foram quase dois minutos de angústia até que a criança estivesse a salvo. 

Homenagem

O secretário de Segurança de Alicante, Julio Calero, representando o poder municipal, foi nesta quinta até o imóvel onde trabalha Felipe David, na rua Orense, para agredê-lo publicamente pelo feito, que chamou de heróica. 

"Diante da situação, na qual você arriscou a sua vida para salvar o menor, em nome da prefeitura e do prefeito [Luis Barcala] queremos agradecer e reconhecer como é merecido esse ato", afirmou o secretário. 

Felipe David receberá o reconhecimento durante a celebração do Dia do Voluntariado de Proteção Civil, em novembro. 

Resposta ao ódio

A atitude heróica de Felipe David se deu na mesma semana em que discursos xenofóbicos e racistas reverberaram nas redes sociais. Isso porque no domingo (18) foi morto esfaqueado um menino em Toledo, também na Espanha, e agitadores extremistas se aproveitaram do crime para militar contra a imigração. 

Nas mesmas plataformas, entretanto, o vídeo do brasileiro salvando o menino foi difundido com mensagens lembrando que ele era um imigrante —e herói. "Dedico [o vídeo] a todos os fascistas obssecados  com identificar a criminalidade com a imigração", afirmou um usuário do X (antigo Twitter). 

"Meu herói do dia, semana e mês é Felipe David, de 29 anos. Brasileiro e empregado da construção. Não duvidou ao arriscar a sua vida na fachada de um edifício em Alicante para salvar um menino de 6 anos autista que se pendurava numa varanda. Todo reconhecimento será pouco", acrescentou outro internauta. 

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens