Claudia Sheinbaum, nova presidente do México. Crédito: Claudia Sheinbaum, Flickr

Claudia Sheinbaum, nova presidente do México. Crédito: Claudia Sheinbaum, Flickr

Claudia Sheinbaum, eleita a primeira mulher presidente do México

“Não vou desiludir vocês”, afirmou Sheinbaum como presidente eleita

03/06/2024 às 12:44 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

Pela primeira vez, o México terá uma presidente. Claudia Sheinbaum, candidata de esquerda do governo em vigor, venceu as eleições presidenciais por ampla margem no domingo (2). Os resultados oficiais foram anunciados pelo Instituto Nacional Eleitoral (INE) mexicano.

Sheinbaum, que é ex-presidente da Câmara da Cidade do México, recebeu entre 58% e 60% dos votos, bem à frente da rival da oposição, a ex-senadora de centro-direita Xochitl Gálvez, que recebeu entre 26% e 28% dos votos nesta eleição. 

As informações foram repassadas pela presidente do INE, Guadalupe Taddei. O centrista Jorge Alvarez Máynez recebeu entre 9% e 10% dos votos.

“Não vou desiludir vocês”, afirmou a presidente eleita do México ao dar suas primeiras declarações a um canal de televisão, depois de os primeiros resultados parciais terem sido anunciados pelo INE, que a colocavam bem à frente.

“Vou me tornar a primeira mulher presidente do México”, disse aos apoiantes, anunciando que o partido, o Movimento para a Regeneração Nacional (Morena), tinha obtido uma “maioria qualificada” no Congresso.

Tanto Gálvez como Máynez reconheceram a vitória de Sheinbaum, que agradeceu publicamente aos rivais eleitorais.

"Quero agradecer a Xóchitl Gálvez Ruiz, candidata do Força e Coração pelo México, pela ligação que recebi há poucos minutos reconhecendo a vitória”, disse presidente eleita.

Sheinbaum também agradeceu às personalidades e chefes de Estado que reconheceram a vitória, incluindo as felicitações do atual presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

“Obrigado especialmente ao telefonema que recebi há pouco e ao vídeo que se tornou público, obrigado pelas felicitações do Presidente Andrés Manuel López Obrador, um homem excecional e único que transformou para melhor a história do nosso país”, disse.

Com a Agência Lusa

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens