Concurso das sardinhas. Crédito: Divulgação

Concurso das sardinhas. Crédito: Divulgação

Concurso das Sardinhas 2024 tem cinco vencedoras, todas desenhadas por mulheres

Os peixes ganhadores foram criados por quatro artistas portuguesas e uma estrangeira

08/04/2024 às 16:20 | 1 min de leitura | Cultura, Diversão e Arte
Publicidade Banner do projeto - Oxigênio Financeiro

Saiu o resultado do tradicionalíssimo Concurso das Sardinhas Portuguesas. 

Venceram a competição cinco artistas, todas mulheres com idades entre os 17 e 42 anos, das mais diferentes regiões do país e também de fora: Lisboa, Massamá, Montijo, Rio Tinto e Países Baixos.

Venceram os peixinhos: Os Cravos, em referência  aos cinquenta anos do 25 de Abril; Os Livros, a base do conhecimento e da imaginação; O Azeite, numa crítica ao aumento dos preços, O Queijo, especialidade para pessoas de todo o mundo; e Vendedora Ambulante, ilustrando a moça que vende sardinhas fresquinhas.
 
Nesta 14ª edição, igual ao ano passado, as sardinhas vencedoras foram escolhidas por meio de votação dos trabalhadores da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural. Além do reconhecimento, a premiação também confere a cada uma das autoras 1,5 mil euros.

Este ano concorreram 1 823 autores, que apresentaram 3 582 propostas —2 587 portuguesas e 995 estrangeiras, de 63 países. 

No verão, além de podermos comer as tradicionais sardinhas no prato ou no pão, também poderemos ver os cinco peixes que triunfaram no concurso por toda a cidade. E já não falta muito para descobrir onde. 

Quem gostou dos desenhos, pode pegar as sardinhas decorativas nos locais que serão em breve divulgados pela Empresa de Gestão. 

Nas tradicionais festa dos santos populares ou arraiás de Lisboa, os desenhos estarão espalhados por todo lado. Os festejos acontecem no mês de junho.

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu email o melhor do jornalismo da BRASIL JÁ

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou nossos Termos e Condições

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens