Concurso das sardinhas. Crédito: Divulgação

Concurso das sardinhas. Crédito: Divulgação

Concurso das Sardinhas 2024 tem cinco vencedoras, todas desenhadas por mulheres

Os peixes ganhadores foram criados por quatro artistas portuguesas e uma estrangeira

08/04/2024 às 16:20 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

Saiu o resultado do tradicionalíssimo Concurso das Sardinhas Portuguesas. 

Venceram a competição cinco artistas, todas mulheres com idades entre os 17 e 42 anos, das mais diferentes regiões do país e também de fora: Lisboa, Massamá, Montijo, Rio Tinto e Países Baixos.

Venceram os peixinhos: Os Cravos, em referência  aos cinquenta anos do 25 de Abril; Os Livros, a base do conhecimento e da imaginação; O Azeite, numa crítica ao aumento dos preços, O Queijo, especialidade para pessoas de todo o mundo; e Vendedora Ambulante, ilustrando a moça que vende sardinhas fresquinhas.
 
Nesta 14ª edição, igual ao ano passado, as sardinhas vencedoras foram escolhidas por meio de votação dos trabalhadores da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural. Além do reconhecimento, a premiação também confere a cada uma das autoras 1,5 mil euros.

Este ano concorreram 1 823 autores, que apresentaram 3 582 propostas —2 587 portuguesas e 995 estrangeiras, de 63 países. 

No verão, além de podermos comer as tradicionais sardinhas no prato ou no pão, também poderemos ver os cinco peixes que triunfaram no concurso por toda a cidade. E já não falta muito para descobrir onde. 

Quem gostou dos desenhos, pode pegar as sardinhas decorativas nos locais que serão em breve divulgados pela Empresa de Gestão. 

Nas tradicionais festa dos santos populares ou arraiás de Lisboa, os desenhos estarão espalhados por todo lado. Os festejos acontecem no mês de junho.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens