Criação da Casa Brasil em Lisboa está ‘bem encaminhada’, afirma embaixador

Intenção do governo brasileiro é ampliar também a presença institucional em Portugal

23/01/2024 às 14:34 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

Por baixo, mais de quatrocentos mil brasileiros vivem em Portugal. O país é o segundo principal destino de brasileiros no exterior, perdendo só para os Estados Unidos. E esses são os que têm residência permanente — outros milhares ainda aguardam pela autorização. 

É nesse contexto que o governo brasileiro pretende aumentar a presença institucional em Portugal criando a Casa Brasil. Trata-se de um local físico em Lisboa para reunir órgãos voltados à promoção do comércio e das relações entre os dois países. 

O anúncio da implementação da Casa Brasil (que não se confunde com Casa do Brasil, que já existe) foi feit em novembro de 2023 pelo embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, junto com os presidentes da Apex, Jorge Viana, e do Sebrae, Décio Lima.

Embaixador Raimundo Carreiro. Foto: TCU/Flickr

Em entrevista à BRASIL JÁ, Carreiro afirmou que as negociações para tirar do papel o projeto estão “bem encaminhadas”. O embaixador também disse que “Portugal tem todas as condições para ser a porta de entrada para empresas brasileiras que desejam se expandir para a Europa”.

Segundo Carneiro, a expansão institucional com representação de governo tem a chancela da administração do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para concretizar a proposta, só falta definir o imóvel lisboeta que irá abrigar a Casa Brasil.

Além da Agência de Fomento à Exportação do Brasil (Apex) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), se somam à iniciativa a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).


Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens