Furacão Milton se aproxima da costa da Flórida, nos Estados Unidos Crédito: NOAA

Furacão Milton se aproxima da costa da Flórida, nos Estados Unidos Crédito: NOAA

Furacão Milton ameaça a Flórida com categoria 5 e alerta comunidade brasileira nos EUA

Cerca de 400 mil brasileiros vivem no estado e enfrentam riscos de enchentes e ventos devastadores

09/10/2024 às 16:24 | 2 min de leitura | Dia a Dia
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

A Flórida, onde moram aproximadamente 400 mil brasileiros, enfrenta a chegada iminente do furacão Milton, que foi recentemente reclassificado como categoria 5 —a maior na escala Saffir-Simpson, com ventos de no mínimo 252 quilômetros por hora.

Alimentado pelas águas quentes do golfo do México, pode ser uma das tempestades mais destrutivas a atingir o estado em um século, segundo as autoridades norte-americanas.

A população de brasileiros na região, concentrada principalmente em Orlando e Miami, compõe cerca de 22% dos brasileiros residentes nos Estados Unidos, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O furacão Milton deve atingir a costa oeste da Flórida entre a noite de quarta (9) e quinta (10). As autoridades locais emitiram alertas para que os residentes se preparem ou saiam da região, caso necessário, devido ao risco de inundações e tempestades intensas.

“Toda a península da Flórida está sob alguma forma de vigilância ou alerta”, afirmou o governador Ron DeSantis. O presidente Joe Biden também reforçou o alerta, dizendo que "é uma questão de vida ou morte" que os residentes deixem a região.

Com a Flórida já em estado de emergência, milhares de moradores estão estocando mantimentos, enquanto geradores e outros itens essenciais estão sendo distribuídos.

Filas de carros se formam em diversos pontos da cidade para a coleta de sacos de areia, em uma tentativa de conter as enchentes esperadas.

A comunidade brasileira na Flórida, que representa uma parte significativa da população local, também deve estar atenta às recomendações das autoridades.

A tragédia do aquecimento global 

Além da preocupação imediata com a segurança, os cientistas apontam que as mudanças climáticas estão intensificando esses fenômenos naturais.

Passagem da ainda tempestade no México deixou desabrigados Crédito: Lorenzo Hernández, EPA, Lusa

Um estudo da World Weather Attribution, a WWA, indica que o aquecimento global aumentou em 10% a intensidade dos ventos e chuvas do furacão Helene, que atingiu a região no final de setembro, resultando em mais de duzentas mortes.

Essas condições extremas, segundo os especialistas, estão tornando furacões como Milton mais frequentes. Antes esperados a cada 130 anos, eventos desse tipo podem agora ocorrer, em média, a cada 53 anos no sudeste dos Estados Unidos.

O aumento das temperaturas nos oceanos, especialmente no Atlântico Norte, vem contribuindo para a rápida intensificação de tempestades como Milton, que se fortaleceu a uma velocidade considerada recorde.

As inundações previstas para a área de Tampa Bay, por exemplo, podem superar em dobro o impacto causado pelo furacão Helene.

Com Agência Lusa

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu email o melhor do jornalismo da BRASIL JÁ

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou nossos Termos e Condições

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens