Manifestação contra o encerramento das urgências de pediatria no periodo da noite no Hospital Tondela-Viseu (Arquivo). Crédito: Miguel Pereira da Silva, Lusa

Manifestação contra o encerramento das urgências de pediatria no periodo da noite no Hospital Tondela-Viseu (Arquivo). Crédito: Miguel Pereira da Silva, Lusa

Informações sobre urgências no portal do SNS; saiba como consultar

Portal inaugurado nesta terça (25) permite visualizar se urgência está aberta ou fechada

25/06/2024 às 15:02 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

Os pacientes —em Portugal chamados de utentes— podem consultar, a partir desta terça (25), os serviços de urgência disponíveis nos próximos sete dias através de uma página no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou a Direção Executiva do SNS.

Em comunicado, a direção executiva informou que ferramenta integra, de forma automática, os horários das urgências que constam do Sistema Integrado de Informação de Prestadores para os próximos sete dias. Para acessar, basta ir no seguinte link.

Isto significa que a informação disponibilizada é obtida a partir da plataforma onde os hospitais carregam e atualizam de forma permanente as suas escalas de pessoal para as urgências, a mesma informação através da Linha SNS 24 (808 24 24 24), indica o comunicado a direção-executiva.

Segundo a nota, os utentes (pacientes) podem fazer a pesquisa por tipologia de urgência, por região, por unidade local de saúde e por unidade de saúde e “saberem, de forma rápida e intuitiva, quais são os hospitais mais próximos e que estão acessíveis”.

A direção adiantou que os dados serão atualizados de hora a hora, fornecendo aos utentes a resposta de cada hospital e do SNS ao nível dos seus serviços de urgência.

De acordo com a gestão, o plano para o verão “está a ser cumprido” ao nível das urgências de obstetrícia/ginecologia, que, na região de Lisboa e Vale do Tejo, a que tem apresentado mais dificuldades de escalas nas últimas semanas, estão a funcionar em rede, de forma a “garantir-se sempre a resposta assistencial”.

O plano contempla urgências de obstetrícia/ginecologia, e foi acordado entre o Ministério da Saúde, os diretores clínicos e os presidentes dos conselhos de administração dos hospitais envolvidos.

Nas últimas duas semanas, o Ministério da Saúde publicou o mapa de serviços de urgência abertos, com atrasos e os que estavam fechados. Os mais problemáticos eram os de Lisboa e Vale do Tejo, nas áreas da obstetrícia e pediatria.

Com a Agência Lusa

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens