Durante o Web Summit Lisboa 2004, foi assinada uma parceria entre o Invest.Rio e a Câmara das Associações Comercias das Beiras. O objetivo das instituições é atrair startups portuguesas ao Brasil e, também, promover a internacionalização de empresas cariocas em Portugal.
O movimento estratégico surge como ponte de inovação entre Brasil e Europa, permitindo que o ecossistema de startups se beneficie da sinergia entre os dois países.
"Nós somos um país de 200 milhões de habitantes e temos uma mão de obra altamente qualificada no Rio de Janeiro, com algumas das melhores universidades e centros de pesquisa do Brasil”, afirmou Alexandre Vermeulen, presidente da Invest.Rio.
“O protocolo assinado com a Invest.Rio é um passo para expandir os laços de inovação entre Portugal e Brasil”, acrescentou Ana Correia, presidente da Câmara das Beiras, que reúne cerca de sessenta municípios portugueses.
Ana mencionou a possibilidade de integrar startups de agrotecnologia no ecossistema agrícola das Beiras, um setor em expansão na região. A colaboração foi fechada para tornar o Rio um centro tecnológico de ponta, com investimentos significativos em data centers e infraestrutura para IA.
O presidente da Invest.Rio afirmou ser essencial dispor de supercomputadores e centros de pesquisa na cidade, na opinião dele elementos essenciais para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Presidente da Câmara das Beiras, Ana Correia, assina convênio com o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeule. Crédito: Divulgação
"O Rio de Janeiro possui cinco supercomputadores, distribuídos entre Petrópolis e o parque tecnológico na UFRJ. Isso cria uma infraestrutura robusta, que estamos cada vez mais aproveitando para atrair investimentos e empresas de tecnologia", detalhou.
Durante o Web Summit Rio, outro objetivo da Invest.Rio foi atrair a atenção para as vocações estratégicas da cidade, como energia, óleo e gás, saúde, biotecnologia e finanças.
No evento em Lisboa, o setor energético, com foco em óleo e gás, foi abordado sob a perspectiva da sustentabilidade e o compromisso com práticas ambientais responsáveis.
"Inovação está em todos os setores, desde a biotecnologia até a eletrificação de modais de transporte. O Rio, com seus centros de pesquisa, já possui uma estrutura que nos coloca em vantagem para ser um grande player global", afirmou Vermeulen.
Outro ponto importante da estratégia é o incentivo para que empresas cariocas explorem o mercado europeu, utilizando Portugal como porta de entrada.
A internacionalização de startups do Rio é vista como uma via de mão dupla, gerando oportunidades tanto para os empreendedores cariocas quanto para os portugueses.
"Expandir nossos negócios para Portugal significa uma troca valiosa, assegurando nossos talentos e fortalecendo o intercâmbio entre os dois países", disse o presidente da Invest.Rio.
MENSAGEM AOS LEITORES
Jornalismo brasileiro na Europa
Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.
O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.
Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.