A partir da esquerda: Jordan Alves (BRASIL JÁ), Giuliana Miranda (Folha de São Paulo), Vicente Nunes (Correio Braziliense) e Amanda Lima (É! Brasil). Crédito: Arquivo Pessoal

A partir da esquerda: Jordan Alves (BRASIL JÁ), Giuliana Miranda (Folha de São Paulo), Vicente Nunes (Correio Braziliense) e Amanda Lima (É! Brasil). Crédito: Arquivo Pessoal

Jornalistas estrangeiros são recebidos na Embaixada do Brasil em Portugal

Noite de celebração do novo presidente da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, o jornalista Vicente Nunes

08/03/2024 às 13:30 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

A Embaixada do Brasil em Lisboa abriu as portas da residência oficial da instituição, na noite desta quinta (7), para receber jornalistas membros da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP). 

O órgão tem novo diretor, o jornalista Vicente Nunes, correspondente do jornal Correio Braziliense. A nova vice-presidente, Paula Fernandez, jornalista da agência EFE, também prestigiou o encontro

Nunes destacou a importância da democracia e do trabalho do jornalismo profissional  num momento em que tentamos combater a proliferação de notícias falsas:

"Eu quero manter esse compromisso que é fazer as pessoas entenderem e compreenderem a importância da democracia que tanto vem sendo questionada no mundo inteiro", afirmou Vicente Nunes. 

Criada para reunir os correspondentes estrangeiros em Portugal, a associação nasceu no momento de efervescência política e cultural pós-25 de abril. Legalmente a associação teve início em 1978, mas a primeira assembleia aconteceu em 1976 com o objetivo de proteger e apoiar os jornalistas que trabalham em Portugal.

Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, se reúne com jornalistas. Crédito: Jordan Alves, BRASIL JÁ.

A noite, ciceroneada pelo embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, teve uma recepção amistosa. O embaixador parabenizou Vicente Nunes e destacou a importância deste ano para o Brasil e para Portugal com o Brasil sediando o G20 e tendo convidado Portugal para participar. 

A Cúpula do G20 representa a conclusão dos trabalhos conduzidos pelo país que ocupa a presidência rotativa do grupo. É o momento em que chefes de Estado e de governo aprovam os acordos negociados ao longo do ano, e apontam caminhos para lidar com os desafios globais. 

O G20 está agendado para os dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens