Lula apresenta boa recuperação após cirurgia para drenar hematoma no cérebro. Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil.

Lula apresenta boa recuperação após cirurgia para drenar hematoma no cérebro. Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil.

Lula evolui bem após cirurgia na cabeça e presidente segue sob cuidados intensivos

Presidente está lúcido, orientado e segue sob cuidados intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo

11/12/2024 às 17:16 | 3 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

O presidente Lula permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em estado estável e sob observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

De acordo com o boletim médico divulgado nesta quarta (11), Lula "evoluiu bem no pós-operatório imediato, sem intercorrências".

O presidente passou por uma cirurgia de emergência para drenagem de um hematoma intracraniano, decorrente de uma queda sofrida em outubro, no banheiro do Palácio da Alvorada. 

Na época, Lula foi atendido e levou pontos na cabeça. O sangramento, porém, ocorreu quase dois meses depois, levando à necessidade de intervenção cirúrgica.

Conforme o boletim, Lula "está lúcido, orientado, conversando e passou a noite bem". O presidente permanece com um dreno, aguardando novos exames de rotina. 

A equipe médica responsável pelo acompanhamento inclui o cardiologista Roberto Kalil Filho e a infectologista Ana Helena Germoglio. 

A equipe médica informou que o presidente continuará sob monitoração intensiva. Abaixo, veja a íntegra do comunicado.


Cirurgia de emergência

Lula foi inicialmente atendido no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, após relatar fortes dores de cabeça na noite de segunda (9). 

Uma ressonância magnética detectou a hemorragia intracraniana. Diante do diagnóstico, ele foi transferido para a unidade do hospital em São Paulo, onde a cirurgia foi realizada com êxito.

LEIA TAMBÉM: Lula defende acordo Mercosul-UE e minimiza oposição francesa 

A Presidência da República não deu detalhes sobre a agenda de Lula para os próximos dias, mas espera-se que os compromissos sejam redefinidos conforme sua evolução clínica.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens