Evento celebra a conexão entre Brasil e Portugal através da gastronomia, reunindo chefs renomados e promovendo diálogos culturais e sensoriais Créditos: Renato Velasco
'Mesa Compartilhada', da BRASIL JÁ, sai do papel e estreita laços entre Brasil e Portugal
Encontro promoveu a troca cultural entre os países por meio da gastronomia de fusão
22/10/2024 às 12:58
| 3 min de leitura
Publicidade
A residência oficial do embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro, foi, nesta segunda (21), palco do primeiro encontro "Mesa Compartilhada", idealizado pela jornalista e colunista de gastronomia da BRASIL JÁ, Gisele Rech, e promovido pela revista.
O evento teve como objetivo promover o diálogo cultural —não só, mas principalmente por meio da gastronomia— entre Brasil e Portugal, reunindo profissionais e empreendedores do setor, além de entusiastas da boa cozinha.
Com os chefs Carolina Alves, do Acarajé da Carol, e Vítor Sobral, da Tasca da Esquina, à frente da cozinha, os convidados puderam saborear pratos como caldo verde, açorda de gambas e acarajé, numa verdadeira fusão de sabores brasileiros e portugueses.
Para encerrar o menu, a sobremesa teve foi quindim e brisa do lis. A parceria no evento se estendeu não só aos comes, mas também aos bebes, com a cerveja artesanal Lispoa, vinhos Menin e café Baobá.
Numa conversa que materializou a coluna de Rech na BRASIL JÁ,os chefs convidados opininaram sobre a fusão entre as cozinhas portuguesa e brasileira.
Vítor Sobral afirmou que "a grande contribuição de Portugal para a cozinha brasileira foi a forma de fazer", enquanto Carolina Alves celebrou a mistura entre as culturas, lembrando que "na Bahia, o comer de Portugal se misturou ao da África, refletindo nas tradições culinárias locais."
Comida e música juntas
Além da gastronomia, a música também teve protagonismo, com as apresentações de Ilana Volcov e Acácio Piedade. A cantora paulistana, que já dividiu o palco com artistas como Vanessa da Mata e Zeca Baleiro, encantou o público com sua voz marcante.
Ao piano, Acácio Piedade, também compositor e educador musical premiado, trouxe ao evento sua versatilidade no jazz e em composições autorais.
Washington Quaquá, empresário, deputado federal do Brasil e marido da publisher da BRASIL JÁ, Gabriela Santos Siqueira, celebrou o papel da revista como um elo entre Brasil e Portugal, agradecendo ao embaixador no país, Raimundo Carreiro, por abrir a casa:
"Esse evento é a essência da revista BRASIL JÁ. Ela foi criada para poder estabelecer essa conexão entre os brasileiros e os portugueses, entre Brasil e Portugal. Queria parabenizar ao nosso querido embaixador, Raimundo Carreiro, que abriu a sua residência oficial para esse evento aqui em Lisboa. Parabéns ao Brasil. Parabéns à revista BRASIL JÁ."
Gabriela Siqueira não pôde comparecer ao evento, e foi representada pelo marido.
Carreiro afirmou que o evento é relevante para a promoção da imagem do Brasil na Europa: "Eu ofereci esse espaço exatamente para a gente expandir ainda mais o campo da revista e, consequentemente, a divulgação do Brasil aqui em Portugal e na Europa. A BRASIL JÁ é um espaço aberto para a participação dos brasileiros, a divulgação do nosso comércio, dos nossos costumes, da nossa mesa".
Diretor de Informação e editor-chefe da publicação, Nonato Viegas afirmou que o encontro foi "uma oportunidade para os leitores e parceiros da revista experimentarem, na prática, o que é a gastronomia de fusão".
Para ele, a coluna "Mesa Compartilhada", além de uma celebração gastronômica, também é um momento em que "a leitura se transforma em uma experiência sensorial".
A colunista Gisele Rech reforçou a importância do diálogo cultural proporcionado pelo evento: "A gente fala muito de referências do Brasil, dos povos originários, dos africanos, e muitas vezes não nos damos conta do quanto a gastronomia portuguesa está presente na nossa cozinha".
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.