Para não esquecer Alcindo Monteiro

Jovem português assassinado por grupo de neonazistas em 1995

25/01/2024 às 10:42 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

Alcindo Monteiro tinha 27 anos quando foi assassinado por neonazistas Crédito: reprodução

Alcindo Monteiro, um português nascido em Cabo Verde, tinha 27 anos quando foi assassinado por um grupo de neonazistas em Lisboa. Outra dezena de pessoas negras foi agredida na noite de 10 de junho de 1995 no que os envolvidos no crime chamaram de “o dia da raça”. 

Segundo o Observador, o grupo saiu para espancar pretos e gays. Entre os neonazistas, estava Mário Machado, que agora processa Mamadou Ba porque o ativista antirrascista declarou ser Machado, por afinidade ideológica com os assassinos, “uma das figuras principais do assassinato” de Monteiro. 

Por participar das ações naquela noite, Machado foi condenado por ofensas corporais com dolo de perigo a quatro anos e três meses de prisão. Ele, porém, não foi relacionado entre os assassinos de Alcindo Monteiro.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens