Shrek é cheio de referências a cenas icônicas do cinema Crédito: Divulgação

Shrek é cheio de referências a cenas icônicas do cinema Crédito: Divulgação

Multitelas - Os muitos filmes em 'Shrek'

A sétima arte se beneficia das outras artes e de si mesmo, evidenciando as referências e gostos dos diretores

14/09/2024 às 09:06 | 1 min de leitura | Cultura, Diversão e Arte

Ricciotto Canudo publicou, em 1923, o Manifesto das Sete Artes. Talvez encantado com os traços arquitetônicos e artísticos de Paris, onde morava quando publicou o documento, o crítico de cinema foi definitivo ao classificar como arte: arquitetura, escultura, pintura, música, dança, literatura e cinema.

A sétima  (cinema), teve a vantagem de sser vista como amálgama de todas as outras artes —e, sim, considerando cenários, design de produção, composição visual, trilha sonora, coreografia e enredo, Canudo estava certo.

Uma das coisas que mais gosto nesta arte, surgida há pouco mais de um século, é a sua capacidade de se autorreferenciar, passando longe do plágio —não se trata disso—, homenageando elementos que, com beleza e profundidade, desenvolve tecnicamente as outras seis artes. É uma das formas de fazer de uma cena um símbolo ou um ícone cinematográfico.

 A diretora de “Barbie” (2023) revelou, certa vez, quais os filmes em que se inspirou para desenvolver a premiada produção. 

Um exemplo citado por Greta Gerwig foi a reprodução da estrada de tijolos amarelos do clássico “O Mágico de Oz” (1939). Também a abertura do longa volta ao ano de 1968 para o filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”.

Perceber as referências numa obra ajuda o espectador/leitor/ouvinte a encontrar novas camadas de interpretação e pode ajudá-lo a estabelecer uma identificação mais profunda.

Nesta estreia de coluna, proponho uma brincadeira. Trago uma lista de referências que os diretores Andrew Adamson e Vicky Jenson enxertaram no celebrado filme “Shrek”, que está no Prime Vídeo. O sucesso da Dreamworks foi lançado em 2001 e reconta histórias clássicas de contos de fadas.

O seu desafio, leitor, é encontrar outras referências, para além das que indiquei abaixo:

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu email o melhor do jornalismo da BRASIL JÁ

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou nossos Termos e Condições

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens