Taís Araujo interpreta Raquel, uma mulher honesta e batalhadora que entra em conflito com a filha ambiciosa em "Vale Tudo". Crédito: Globo/Fabio Rocha.
Revelada data de estreia de "Vale Tudo" em Portugal
Nova versão do clássico da teledramaturgia brasileira chega a Portugal. O foco da trama está em dilemas morais, ambição e romance
O clássico da teledramaturgia brasileira "Vale Tudo" já tem data para estrear em Portugal: 26 de maio, na programação da Globo Portugal. A informação foi confirmada com exclusividade à BRASIL JÁ pela Globo Portugal.
Sucesso no Brasil, a novela retorna com nova roupagem, escrita por Manuela Dias e direção artística de Paulo Silvestrini, prometendo reacender temas como ética, ambição e honestidade, ainda mais relevantes nos dias de hoje.
Na trama, mãe e filha representam visões opostas sobre como vencer na vida. Raquel (Taís Araujo) é uma mulher trabalhadora que acredita ser possível viver com integridade, enquanto Maria de Fátima (Bella Campos), sua filha, está disposta a tudo para abandonar a vida simples em Foz do Iguaçu e conquistar prestígio e riqueza.
“A questão da honestidade é o assunto principal de ‘Vale Tudo’. É possível ser bem-sucedido sendo honesto? Esse é um tema que permeia toda a novela e que segue atual. E ser honesto é algo atemporal, porque a ética não muda. É uma questão que continua totalmente pertinente e que precisa ser debatida”, afirma a autora Manuela Dias.
A nova adaptação mantém a essência da versão original de 1988, criada por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, mas atualiza a linguagem, os dilemas e o universo dos personagens para refletir os tempos atuais.
“Estamos fazendo a novela para o público de hoje. Para quem assistiu à primeira versão e para quem vai conhecer a história. Acatamos as mudanças desejosos de ter uma obra contemporânea, mas a história estará lá na íntegra”, destaca Silvestrini.
A protagonista Raquel foi criada com valores rígidos por seu pai Salvador (Antonio Pitanga), e tenta transmitir os mesmos princípios à filha. Mas Maria de Fátima quer mais da vida — e rápido. Sua entrada no mundo da moda começa em Foz do Iguaçu, durante um ensaio da agência Tomorrow. Lá, ela conhece César (Cauã Reymond), modelo tão ambicioso quanto ela.
Depois da morte do avô, Fátima vende a casa da família sem o conhecimento da mãe e parte para o Rio de Janeiro com dois contatos e dinheiro que não lhe pertence. Ao chegar na cidade, inicia uma trajetória de enganos, fingindo ser rica para se infiltrar na elite carioca.
“A Maria de Fátima é uma mulher movida pela ambição, determinada a conquistar seus objetivos a qualquer custo. Ao mesmo tempo, é uma personagem cheia de camadas, que carrega suas dores e vulnerabilidades, o que a torna tão fascinante”, afirma Bella Campos.
Enquanto Fátima escala socialmente, Raquel se muda para o Rio em busca da filha e reconstrução. Lá, encontra apoio em Ivan (Renato Góes), executivo que também tenta recomeçar, e na acolhida generosa de Poliana (Matheus Nachtergaele) e Aldeíde (Karine Teles), moradores de Vila Isabel.
“A Raquel é essa mulher que vive no ‘corre’, e que tem a honestidade, a dignidade e a ética como um norte na vida dela. É uma mãe solo, uma mulher típica brasileira”, comenta Taís Araujo.
A trama se aprofunda ainda mais quando Maria de Fátima foca em Afonso Roitman (Humberto Carrão), namorado de Solange (Alice Wegmann) e herdeiro da poderosa Odete Roitman (Débora Bloch), com quem acaba formando uma dupla implacável.
No topo da hierarquia social, os Roitman vivem em um universo de luxo e manipulação. Odete, que despreza o Brasil e tudo o que não seja refinado, vê em Fátima uma aliada para seus planos. Unidas por interesses escusos, mostram que, para algumas pessoas, vale tudo para se ter o que se quer, até negar a própria mãe.
Com personagens complexos, confrontos morais e a clássica pergunta “Quem matou Odete Roitman?”, a nova versão de "Vale Tudo" quer conquistar tanto os fãs da novela original quanto uma nova geração de telespectadores, no Brasil e fora dele.
MENSAGEM AOS LEITORES
Jornalismo brasileiro na Europa
Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.
O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.
Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.