Claudia Raia em 'Menopausa' até março por Portugal. Crédito: Reprodução, Facebook

Claudia Raia em 'Menopausa' até março por Portugal. Crédito: Reprodução, Facebook

RotaCult - Cláudia Raia em 'Menopausa', e mais dicas de exposição e cinema

Atriz estreia espetáculo em Lisboa sobre inquietações trazidas pela incontornável mudança hormonal

23/01/2025 às 13:13 | 3 min de leitura | Cultura, Diversão e Arte

A chuva parece ter dado trégua e, para o fim de semana, o sol surge na maior parte do país, apesar das temperaturas seguirem baixas 🥶. 

Aqui vão algumas sugestões para o seu fim de semana.

Teatro 

Claudia Raia já está em Portugal. A atriz brasileira estreia “Menopausa”. A peça é sobre a Mulher 50 mais e retrata situações vividas por mulheres no seu “segundo ato” de vida, através de cenas curtas e números musicais com várias personagens, divertidas, honestas e, por vezes, dramáticas. 

As cenas refletem as inquietações, angústias, sonhos e desejos impactados pela maturidade e pela incontornável menopausa. 

As mudanças corporais, os questionamentos de vida e carreira, saúde, beleza, expectativas sociais e relacionamentos afetivos, tudo é abordado de uma forma franca e engraçada. 

Menopausa em Lisboa, no Teatro Tivoli BBVA, de 29 de janeiro até 2 de março, e no Porto dias 6, 7 e 8 de março, no Coliseu do Porto.

Cláudia Raia discute os sintomas da menopausa e o impacto na vida das mulheres - Crédito: Divulgação

Mais teatro 

"Orgasmos, a Comédia”, protagonizada pelos atores Bruno Cabrerizo e Sandra Celas, chega ao Porto após passar por alguns  palcos internacionais. 

A peça tem narrativa hilariante e propõe uma viagem ao mundo dos desentendimentos conjugais desde Adão e Eva até aos dias de hoje. É uma comédia que aborda as diferenças entre homens e mulheres e a convivência em casal. 

O espetáculo  estreou com sucesso em Los Angeles e já passou, por exemplo, por Nova Iorque, Londres, México e Alemanha. Com texto de Dan Israely e adaptação de Oscar Contreras, a versão portuguesa conta com tradução e encenação de Luís Pacheco. 

A classificação do espetáculo é para maiores de 12 anos. 

Neste sábado (25), no Super Bock Arena, às 21h. Os bilhetes custam a partir de 17 euros.

A peça propõe um verdadeiro manual de autoajuda para enfrentar os desafios de uma vida em comum - Crédito: Divulgação

Exposição 

"Oh Selva.." estreia nesta quinta (23) na Casa da América Latina, em Lisboa. Segundo o curador Francisco Arévalo, a exposição colombiana critica as realidades contemporâneas da Amazônia. 

A brutalidade e o conflito entre o homem e a natureza. As obras dos artistas participantes abordam problemas atuais como o desmatamento, a crise ambiental e a marginalização das comunidades indígenas. 

Os bastidores da montagem da exposição "Oh Selva..." que estreia nesta quinta (23) em Lisboa - Crédito: Divulgação

“É um verdadeiro convite ao espectador a questionar  sua relação com a natureza. A floresta amazônica colombiana, neste caso, não é apenas um espaço físico, mas um símbolo da luta constante pela sobrevivência”, diz Francisco. 

A exposição “Oh Selva…” estará pela primeira vez em Portugal, na Casa da América Latina – Casa das Galeotas (Av. da Índia, 110) até o dia 28 de março. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 18h.

A exposição acontece entre 23 e 28 de janeiro na Casa da América Latina - Crédito: Divulgação

Na internet 

A nova curta-metragem "Somos todos imigrantes" estreia neste sábado (25) no Youtube. Na trama a jovem imigrante Julia está disposta a viver algo extraordinário em outro país. 

Motivada e ansiosa, chega em Portugal com brilhos nos olhos e acaba conhecendo pessoas para te ajudar nessa nova fase e também atrapalhar. 

Ela começa a ver que tudo aquilo que ela imaginava, não seria tão fácil quanto parecia. Este é o resumo da personagem mas criada a partir da realidade imigrante de Portugal.

O segundo episódio estará disponível gratuitamente no Youtube, no canal "Somos todos imigrantes" e é a continuação do primeiro vídeo, apesar da série não ter sido criada para ter episódios e sim  fazer um filme.  A direção e o roteiro são de Christian Cooper. 

No elenco estão Ingrid Miguel, Yago Simões, Helena Heidemann, Sara Barbosa, Cedric Soares, Domingas Santa Cruz e Mans Rafs - Crédito: Divulgação

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens