Ivonete Guarino é criadora da 'Vô Contigo'. Crédito: Arquivo pessoal.

Ivonete Guarino é criadora da 'Vô Contigo'. Crédito: Arquivo pessoal.

Brasileira revoluciona atendimento de idosos com startup especializada em transporte seguro

Ivonete Guarino é a fundadora da Vô Contigo, uma das dez empresas que nasceram em favelas do Brasil e vieram para o Web Summit Lisboa

08/11/2024 às 16:54 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

Cuidar de um familiar diagnosticado com Alzheimer inspirou a empresária Ivonete Guarino a fundar a Vô Contigo, uma startup que capacita e conecta motoristas e idosos que precisam de atendimento especializado em transporte.  

Guarino chega ao Web Summit Lisboa como uma das representantes brasileiras e sua empresa é uma das dez startups no evento que nasceram em favelas. A empreendedora cresceu numa periferia de Cuiabá, onde os primeiros passos da Vô Contigo foram dados. Hoje, a companhia se expandiu para São Paulo.  

"A gente realmente precisa pensar bem fora da caixinha e ser audacioso para falar: 'Estou aqui, nesse contexto negativo, que não oferece muitas perspectivas, mas sim, é possível enxergar uma luz no fim do túnel' e escrever uma nova jornada", afirmou Guarino à BRASIL JÁ ao lembrar do início da Vô Contigo. 

Enquanto cuidou do parente com Alzheimer, doença que afeta principalmente a memória e sem cura, Guarino percebeu que a redução na mobilidade —não apenas física— é um efeito colateral. Daí surgiu a ideia de criar um serviço que pudesse garantir um deslocamento seguro e atencioso.

LEIA TAMBÉM: Programa para internacionalizar empresas brasileiras é lançado em Aveiro

O contato entre clientes e motoristas feito por WhatsApp. Antes de serem cadastrados na plataforma, os motoristas da 'Vô Contigo' são treinados em gerontologia para entender as necessidades específicas dos idosos e oferecer um suporte humanizado e adequado. 

Guarino começou a empreitada com recursos próprios. Entretanto, usar economias próprias e num contexto já vulnerável tornou tudo mais difícil. A empresária afirma que a falta de acesso a financiamento é uma das circunstâncias mais comuns de empreendedores de origem periférica.

A virada de mesa veio após Guarino participar de programas de aceleração —foram cinco acelerações em dezesseis meses—, entre agosto de 2020 e novembro de 2021 e, depois, participação no programa Capital Empreendedor, além de residência na Antler, em 2023. 

Atualmente, a Vô Contigo está em operação em Cuiabá e em São Paulo. Mas Guarino não quer parar nas duas metrópoles. Ela contou à reportagem que tem planos ambiciosos de expansão, olhando para novos mercados, inclusive o europeu. 

O convite para o Web Summit Lisboa veio após uma participação bem-sucedida de na Expo Favela Mato Grosso, quando a Vô Contigo alcançou o top 10 entre as empresas participantes. 

"Quando a Apex quis diversificar os setores apoiados, incluindo a diversificação dos perfis das empresas apoiadas não apenas em termos econômicos, mas também sociais, meu nome foi indicado para acompanhar a missão", relembrou. 

Guarino diz estar aberta para o surgimento de parcerias que possibilitem alcançar essas metas no evento. O Web Summit vai desta segunda (11) a quinta (14). Confira a programação completa e programação aqui.

Startup conecta motoristas a idosos através do WhatsApp. Crédito: Divulgação.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens