Há um novo caminho para que empresas brasileiras cheguem ao mercado europeu entrando por Portugal. Até 18 de dezembro, estão abertas inscrições para companhias com DNA verde e amarelo aderirem ao Programa de Internacionalização de Empresas Inovadores, do Porto Digital Europa.
A cerimônia de lançamento do programa, nesta quarta (30), ocorreu em Aveiro. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o diretor de inovação e competitividade empresarial do Porto Digital, Heraldo Ourem, participaram do evento.
Segundo anunciado na ocasião, o programa vai selecionar dez empresas pernambucanas que participarão de uma imersão de dez meses, começando com quatro meses de atividades online e, depois, mais seis meses de atividades presenciais em Portugal.
"Esse programa será uma excelente oportunidade de ajudar os negócios que já estão em fase de escalar, mas que faltava apenas um empurrãozinho para se internacionalizarem. Queremos ver essa parceria gerando frutos e nos dando muito orgulho de ver o Brasil cada vez mais presente na Europa”, afirmou Lyra.
O investimento do edital ronda os 2,5 milhões de reais por ano.
Em Pernambuco, o distrito de inovação fica na área histórica do Recife, e atua principalmente nos setores de produção de software, serviços de tecnologia da informação e comunicação, conhecido como TIC, e economia criativa.
LEIA TAMBÉM: Brasileiro abre franquia em Lisboa e vende cinco mil pizzas por mês
Ourem completou a fala da governadora afirmando que o suporte é apenas o primeiro passo para a entrada de empresas brasileiras na Europa. "Tenho certeza de que esses empresários terão um futuro brilhante e de muito sucesso com a internacionalização de suas empresas.
Além das dez empresas que serão escolhidas via edital, outras dezoito já começaram a operar em Aveiro, onze delas através de incentivos em parceria com o Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Requisitos para inscrição
Para participar, as empresas devem ter CNPJ registrado em Pernambuco, gerar receita corrente e ter pelo menos dois sócios ou gestores integralmente dedicados ao negócio. As empresas selecionadas deverão investir 9 681,75 reais como contrapartida no programa.
Os benefícios de participar do programa são:
- Subsídio para a constituição da empresa na Europa, incluindo suporte jurídico, fiscal e registro na Junta Comercial de Aveiro;
- Acesso a espaço de coworking e infraestrutura completa no Porto Digital Europa;
- Contabilidade dedicada por seis meses;
- Suporte de especialistas em internacionalização;
- E conexões facilitadas com clientes e parceiros locais.
As empresas também contarão com apoio na captação de recursos via linhas de financiamento europeias, ampliando suas possibilidades de crescimento no mercado europeu.
O regulamento completo do programa está disponível em https://bit.ly/internacionalizacao_portodigital