Expectativa do evento é de movimentar a economia portuguesa e fortalecer relações entre países participantes do Festival Crédito: Divulgação

Expectativa do evento é de movimentar a economia portuguesa e fortalecer relações entre países participantes do Festival Crédito: Divulgação

Chocolat Festival deve movimentar até um milhão de euros no setor de chocolate e cacau

Evento conta com vinte expositores brasileiros entre os setenta participantes, e promove oportunidades de negócios e intercâmbio cultural

25/10/2024 às 16:15 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do projeto - Governo de Maricá

A terceira edição do Chocolat Festival pretente sacudir o mercado português e aproximar investidores do Brasil e da Europa. Os organizadores estimam que em volume de negócios o evento gire entre quinhentos mil e um milhão de euros. O evento vai desta quinta (24) até o domingo (27) no World of Wine, em Vila Nova de Gaia. 

LEIA: Chocolat Festival celebra terceira edição com expectativa de recorde de público

Com cerca de setenta expositores, vinte deles brasileiros, o festival conta com a presença de produtores, especialmente da Bahia e do Pará, estados tradicionalmente produtores de cacau. Alisson Gonçalves, superintendente de Desenvolvimento e Monitoramento de Empreendimentos do governo baiano, falou da relevância do evento: 

"A Bahia, que já foi a terra do cacau, hoje é uma potência do chocolate. O festival posiciona o estado como um destino gastronômico de destaque, além de promover a industrialização do cacau em seus derivados, elevando os índices socioeconômicos".

A excelência dos produtos brasileiros está em exposição no Chocolat Festival, que também passou a ser um ambiente propício para se estabelecer novas parcerias e colaborações.

Marco Lessa, CEO e idealizador do evento, afirma que a "troca cultural e econômica entre Brasil e Portugal é a protagonista". 

"O Chocolat Festival não só promove produtos de qualidade, mas também abre portas para parcerias internacionais e o desenvolvimento de novos negócios", disse.

Além dos expositores brasileiros, o evento conta com a participação de representantes de outros países como Equador, Espanha e França. A variedade possibilita que os visitantes explorem diferentes sabores e tradições no mundo do chocolate.

O mercado de cacau no Brasil

Dados de 2023 da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, indicam que o Brasil exportou chocolates para mais de 140 mercados globais, totalizando 167,4 milhões dólares em exportações, o maior valor em duas décadas.

Ainda no ano passado, o volume recebido pela indústria processadora de cacau também teve resultados positivos, com um crescimento de 7% no recebimento de amêndoas nacionais, totalizando 220 mil toneladas, em comparação com 15 mil toneladas a mais que em 2022, segundo números do SindiDados. 

A industrialização de cacau no Brasil alcançou um crescimento de 12%, atingindo um volume de mais de 253 mil toneladas de amêndoas, o melhor número dos últimos cinco anos.

Terceira edição do Chocolat Festival explora diversidade de sabores de cada país. Crédito: Divulgação.

A Bahia é responsável por 61,9% do volume total de amêndoas recebidas pela indústria processadora, totalizando 136 mil toneladas em 2023. Apesar das condições climáticas adversas, como o fenômeno El Niño, o estado se destaca pela qualidade do seu cacau. Já o Pará teve crescimento de produção 31,3% no último ano, totalizando 74 mil toneladas. 

"Estamos vivendo um momento de transformação e valorização do nosso cacau, em que a qualidade é essencial. O Chocolat Festival é uma vitrine para isso", comentou Gonçalves, acrescentando que o festival é um catalisador para a promoção dos produtos locais.

LEIA TAMBÉM: RotaCult - Stand up e festival de chocolate 

A experiência do Festival

Durante o evento, os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre as nuances do chocolate, desde a produção até a degustação. 

O evento oferece uma programação diversificada, que inclui palestras com especialistas, workshops práticos e demonstrações culinárias, onde chefs compartilham suas experiências e conhecimentos. 

Os workshops são uma parte essencial da programação, onde os participantes se aprofundam no processo de fabricação do chocolate, desde a escolha do cacau até a elaboração de bombons e sobremesas sofisticadas.

O festival é uma vitrine para o potencial do setor de chocolate na região e uma oportunidade para negócios e parcerias entre os expositores.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens