Festival conta com palestras, showcooking, kidscooking, negócios e degustação de chocolates Crédito: Divulgação/Chocolat Festival

Festival conta com palestras, showcooking, kidscooking, negócios e degustação de chocolates Crédito: Divulgação/Chocolat Festival

Chocolat Festival celebra terceira edição com expectativa de recorde de público

Evento gratuito é voltado para os apreciadores de chocolate e cacau, além de ser oportunidade de encontro para empreendedores do segmento

25/10/2024 às 10:27 | 2 min de leitura | Negócios
Publicidade Banner do projeto - Oxigênio Financeiro

Começou nesta quinta (24) o Chocolat Festival Portugal 2024, que até o dia 27 de outubro transforma o Porto num ponto de encontro que reúne não só amantes do cacau e do chocolate, mas também de empreendedores do setor. O evento ocorre no World of Wine (WOW), em Vila Nova de Gaia, e oferece uma programação de palestras, degustações e rodadas de negócios.

Com entrada gratuita, o evento aproxima Brasil e Portugal tanto nos aspectos culturais quanto econômicos, e a expectativa dos organizadores é de que por ali passem mais de cinquenta mil visitantes —seria um público recorde, já que no ano passado o evento recebeu justamente cinquenta mil pessoas. 

Marcas da França, Equador, Itália, Espanha, Japão, Madagascar, Bélgica, São Tomé e Príncipe e, claro, do Brasil, estão por lá.

LEIA TAMBÉM: RotaCult - Stand up e festival de chocolate

O empresário e deputado federal no Brasil Washington Quaquá, marido da publisher da BRASIL JÁ, Gabriela Lopes Siqueira, elogiou a iniciativa e destacou o papel da revista no apoio ao evento e no incentivo aos empreendedores brasileiros em Portugal. 

“O trabalho que o pessoal da Casa Brasiliana vem fazendo é magnífico. Trouxe vários produtores de cacau e de chocolate do Brasil para cá, usando o cacau para aproximar o Brasil de Portugal e Portugal do Brasil”, afirmou Quaquá.

São esperadas mais de cinquenta mil pessoas na terceira edição do Chocolat Festival. Crédito: Divulgação.

Expositores

Entre os expositores, estão representantes do cacau brasileiro que buscam expandir seu mercado na Europa. São produtores de estados reconhecidos no setor, como Bahia e Pará. A diversidade do evento inclui não só o cacau, mas também outros produtos brasileiros. 

Raquel Lopes, empreendedora que fundou a Casa Cachaça, enfatizou o potencial de harmonização entre a cachaça e o chocolate. 

“No Caribe, eles fazem muita harmonização de rum com chocolate. Acho que é mesmo um momento educacional para as pessoas perceberem que realmente dá para fazer essa harmonização, esse casamento dos dois produtos”, comentou a empresária, que desde 2023 promove a cachaça artesanal no mercado europeu.

Fora o impacto econômico imediato, com visibilidade e realização em si do evento, o festival também fortalece a presença cultural brasileira em Portugal. Virgínia Soares, chef de cozinha brasileira radicada em Portugal, vê o festival como um espaço de visibilidade para os empreendedores brasileiros. 

“Portugal tem crescido muito com essa contribuição, gera público e agrega muito. Hoje, estamos tendo mais visibilidade e, com isso, o público português também está mais acessível a produtos brasileiros”, afirmou.

Casa Cachaça propõe combinação do chocolate com o destilado. Crédito: Flávio Oliveira.

O Chocolat Festival é o maior evento da América Latina no segmento, sendo também um dos maiores do mundo, com um público superior a 1,5 milhão de visitantes em 39 edições. 

A partir de sua criação, em 2009, com o objetivo de dinamizar a cultura do cacau, surgiram mais de 350 marcas de chocolate bean to bar (do grão à barra) brasileiras. O evento estreou em Portugal, em 2022, e no ano passado mais de cinquenta mil pessoas visitaram o evento.

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu email o melhor do jornalismo da BRASIL JÁ

Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou nossos Termos e Condições

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens