Emmanuel Macron convocou elições, que só ocorreriam em 2027 Crédito: Yoan Valat, Epa, Pool, Lusa (arquivo)

Emmanuel Macron convocou elições, que só ocorreriam em 2027 Crédito: Yoan Valat, Epa, Pool, Lusa (arquivo)

Macron dissolve parlamento e antecipa eleições legislativas

A convocação ocorreu na sequência dos resultados das eleições europeias, que, no país, teve como destaque o crescimento da extrema-direita

09/06/2024 às 20:59

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou neste domingo (9) a convocação das eleições legislativas na sequência dos resultados das eleições europeias, que, no país, teve como destaque o crescimento do partido de extrema-direita União Nacional.  

"Não posso fingir que nada aconteceu", afirmou Macron, numa declaração a partir do Palácio do Eliseu, logo após serem anunciadas as projeções que dão à coligação encabeçada pelo partido do presidente, o Renascença, 15,2% dos votos enquanto a União Nacional, de Marine le Pen, teve 31,5% de apoio. 

"Após ter efetuado as consultas previstas no artigo 12º da nossa Constituição, decidi devolver a vocês a escolha do nosso futuro parlamentar através do voto", disse o presidente.

"Dentro de alguns instantes, assinarei o decreto de convocação das eleições legislativas, que se realizarão em 30 de junho no primeiro turno e em 7 de julho o segundo turno", acrescentou.

As primeiras projeções da pesquisa Ipsos para a maioria dos meios de comunicação social franceses indicam que a União Nacional terá quase um terço das cadeiras francesas.

As eleições legislativas estavam previstas para junho de 2027, dois meses depois das eleições presidenciais.

Com Agência Lusa

Últimas Postagens