Obras de arte para vestir. Assim são as peças da artista plástica e estilista Isadora Maia, que acaba de lançar em Portugal suas criações concebidas no Brasil.
As estampas autorais são fruto de um processo de produção cuidadoso, marca do trabalho da brasiliense, de 32 anos, que descobriu na moda mais uma forma de expressão.
Agora, ela pretende expandir sua presença internacional —começando por Lisboa.
“Eu faço desenhos de observação, digitalizo e transformo em estampas. Cada criação nasce como uma obra de arte antes de se tornar roupa”, contou à BRASIL JÁ.
As peças de Isadora têm uma identidade marcante, com referências que transitam entre os lugares onde viveu: nasceu em Brasília, depois passou por São Paulo e atualmente vive na Bahia. Assim, a artista traduz o acúmulo de vivências em estampas que, disse, remetem às influências estéticas de seu percurso.
Os quimonos, lenços e calças estilo pijama trazem padrões vibrantes inspirados no mar baiano e nas texturas urbanas da capital federal. “Minhas peças falam muito sobre identidade. O Brasil tem uma identidade múltipla e complexa, e quero mostrar isso ao público europeu”, explicou.
A produção da marca é descentralizada: enquanto a estamparia é realizada no Sul do Brasil, a costura é realizada em Brasília, o que segundo ela visa o fortalecimento da economia local.
Além disso, Isadora disse que prioriza uma produção sustentável: “Minhas peças são feitas em pequenas tiragens, e uma mesma estampa nunca é repetida. A impressão é à base de água, reduzindo resíduos, e o tecido utilizado, 100% viscose, proporciona conforto e durabilidade”.
A entrada da marca Isadora Maia no mercado de moda europeu faz parte de uma estratégia maior de valorização dos produtos brasileiros de alto valor agregado.
A empresa quer se antecipar à vigência do acordo celebrado entre o Mercosul e a União Europeia, previsto para entrar em vigor nos próximos meses.
“Quero que o Brasil seja reconhecido aqui não apenas por commodities, mas por produtos sofisticados, que carregam história e identidade.”
Na estreia em Portugal, Isadora apresentou suas peças no Espaço SiimGroup, no Chiado, em Lisboa, como parte de uma iniciativa do projeto Brasil Cultural, cuja proposta é conectar artistas brasileiros ao mercado europeu.
“A ideia é abrir as portas para que artistas como a Isadora possam se apresentar e para que nosso público conheça e aprecie essas obras maravilhosas e inspiradoras", disse Eliane Ribeiro, diretora da RE/MAX Collection SiimGroup. Segundo Ribeiro, o objetivo é criar uma conexão entre Portugal e Brasil e trazer "o que há de melhor nos dois países" e proporcionar o contato entre os públicos que, muitas vezes, "ainda desconhece essa produção artística”.
Além de reuniões com potenciais compradores e parceiros em Lisboa, a artista planeja abrir uma pop-up store na cidade no próximo verão europeu, que começa oficialmente em 21 de junho.
“Lisboa é a nossa porta de entrada para o mundo. A partir daqui, quero conquistar novos mercados”, acrescentou.
Da capital portuguesa, Isadora seguiu para a Ilha da Madeira, onde participou de uma imersão cultural e de negócios, com o apoio da InvestMadeira, organismo governamental responsável pelo fomento aos negócios internacionais na região.
Com um olhar inovador e um trabalho que une arte, moda e propósito, Isadora Maia chega à Europa pronta para apresentar um Brasil autêntico, sofisticado e repleto de cores.
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