O cinema brasileiro começou 2025 fazendo história. Nesta quinta (23), foi divulgada a lista dos indicados ao Oscar 2025 e "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, está concorrendo em três categorias. Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Fernanda Torres concorre como Melhor Atriz.
Fernanda concorre com Mikey Madison ("Anora"), Demi Moore ("A substância"), Karla Sofía Gascón ("Emilia Pérez") e Cynthia Erivo ("Wicked").
A atriz entra na categoria 26 anos após a indicação de sua mãe, Fernanda Montenegro, por "Central do Brasil" (1998), também dirigido por Walter Salles.
"Ainda estou aqui" disputa a estatueta na categoria de Melhor Filme com "Anora", "O brutalista", "Um completo desconhecido", "Conclave", "Duna: Parte 2", "Emilia Pérez", "Nickel boys", "A substância" e "Wicked".
E como Melhor Filme Estrangeiro, quem concorre conosco são os filmes: "A garota da agulha" (Dinamarca); "Emilia Pérez" (França); "Flow" (Letônia) e "A semente do fruto sagrado" (Alemanha).
Na categoria Melhor Filme Internacional, o Brasil agora tem cinco indicações na história: "O Pagador de Promessas", em 1963; "O Quatrilho", em 1996; "O Que É Isso, Companheiro?", em 1998; "Central do Brasil", em 1999; "Ainda Estou Aqui", em 2025.
O filme já entrou para a história em Portugal como o filme brasileiro que alcançou a melhor bilheteria no fim de semana de estreia. A Big Picture, que distribui o longa por aqui, confirmou o feito na segunda (20) à tarde.
Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.
O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.
Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.