Monitorar o e-mail e seguir atentamente os trâmites em cada sistema são as principais recomendações. Crédito: Miguel A. Lopes/Lusa.

Monitorar o e-mail e seguir atentamente os trâmites em cada sistema são as principais recomendações. Crédito: Miguel A. Lopes/Lusa.

Perdeu o agendamento no apagão? Saiba o que fazer na Aima e no Consulado

O apagão pegou muita gente de surpresa, mas tanto a Aima quanto o Consulado estão oferecendo caminhos para minimizar os prejuízos

30/04/2025 às 09:56 | 4 min de leitura | Dia a Dia
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O apagão que atingiu Portugal na segunda (29) frustrou a expectativa de imigrantes que aguardavam, há meses, por atendimentos marcados com a Aima e com o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa. A boa notícia é que os serviços já estão sendo reorganizados e quem perdeu o agendamento terá a oportunidade de reagendar. Veja abaixo como proceder se você foi afetado.

Na Aima: reagendamento será automático

Muitos imigrantes aguardavam há meses pela tão esperada entrevista nos balcões da Aima. Quem teve a infelicidade de ter o agendamento justamente no dia do apagão pode ficar mais tranquilo: o reagendamento será rápido e automático.

Segundo apuração do DN Brasil, as novas entrevistas estão previstas para acontecer já nesta sexta-feira, 2 de maio. Isso vale para as estruturas de missão da Aima em Lisboa, Porto e Sines, além de outros balcões de atendimento no país, onde o número de marcações é menor.

Todos os afetados receberão uma comunicação oficial por e-mail, com os detalhes do novo agendamento, incluindo data e hora.

A orientação da Aima é clara: fique atento à sua caixa de entrada ao longo do dia. O e-mail será a principal forma de comunicação com os utentes.

No Consulado do Brasil em Lisboa: reagendamento via e-consular

Em nota oficial, o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa informou que, devido à interrupção de energia, os serviços de Atos Notariais e Vistos foram impactados.

Quem não conseguiu ser atendido deverá acessar o sistema e-consular para reagendar o atendimento.

Já os cidadãos que foram atendidos, mas não receberam os documentos impressos, serão contatados diretamente pelo consulado para a entrega dos documentos processados.



Como fazer o reagendamento no e-consular

Se você precisa remarcar um serviço junto ao consulado, siga este passo a passo:

  1. Acesse o sistema e-consular. 
  2. Faça login com sua conta Gov.br (caso tenha CPF) ou crie uma conta com seu e-mail.
  3. Clique em “Novo serviço” e selecione o atendimento desejado.
  4. Preencha as informações solicitadas e anexe os documentos exigidos.
  5. Envie o pedido para validação.
  6. Após a validação, escolha a data do atendimento no próprio sistema, conforme a disponibilidade.

Atenção: o Consulado enviará um e-mail após a validação do pedido. Fique atento à sua caixa de entrada e acompanhe o status diretamente pelo sistema.

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