O apagão que atingiu Portugal na segunda (29) frustrou a expectativa de imigrantes que aguardavam, há meses, por atendimentos marcados com a Aima e com o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa. A boa notícia é que os serviços já estão sendo reorganizados e quem perdeu o agendamento terá a oportunidade de reagendar. Veja abaixo como proceder se você foi afetado.
Na Aima: reagendamento será automático
Muitos imigrantes aguardavam há meses pela tão esperada entrevista nos balcões da Aima. Quem teve a infelicidade de ter o agendamento justamente no dia do apagão pode ficar mais tranquilo: o reagendamento será rápido e automático.
Segundo apuração do DN Brasil, as novas entrevistas estão previstas para acontecer já nesta sexta-feira, 2 de maio. Isso vale para as estruturas de missão da Aima em Lisboa, Porto e Sines, além de outros balcões de atendimento no país, onde o número de marcações é menor.
Todos os afetados receberão uma comunicação oficial por e-mail, com os detalhes do novo agendamento, incluindo data e hora.
A orientação da Aima é clara: fique atento à sua caixa de entrada ao longo do dia. O e-mail será a principal forma de comunicação com os utentes.
No Consulado do Brasil em Lisboa: reagendamento via e-consular
Em nota oficial, o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa informou que, devido à interrupção de energia, os serviços de Atos Notariais e Vistos foram impactados.
Quem não conseguiu ser atendido deverá acessar o sistema e-consular para reagendar o atendimento.
Já os cidadãos que foram atendidos, mas não receberam os documentos impressos, serão contatados diretamente pelo consulado para a entrega dos documentos processados.
Como fazer o reagendamento no e-consular
Se você precisa remarcar um serviço junto ao consulado, siga este passo a passo:
- Acesse o sistema e-consular.
- Faça login com sua conta Gov.br (caso tenha CPF) ou crie uma conta com seu e-mail.
- Clique em “Novo serviço” e selecione o atendimento desejado.
- Preencha as informações solicitadas e anexe os documentos exigidos.
- Envie o pedido para validação.
- Após a validação, escolha a data do atendimento no próprio sistema, conforme a disponibilidade.
Atenção: o Consulado enviará um e-mail após a validação do pedido. Fique atento à sua caixa de entrada e acompanhe o status diretamente pelo sistema.