Iniciativa do projeto é unir culturas e destacar a potência transformadora da criatividade. Crédito: Reprodução/Instagram (@carrouseldulouvre)

Iniciativa do projeto é unir culturas e destacar a potência transformadora da criatividade. Crédito: Reprodução/Instagram (@carrouseldulouvre)

Prêmio criado por brasileira levará artista ao Carrossel do Louvre

Cerimônia acontece no Porto, dia 18, e reunirá 41 finalistas de diversas nacionalidades, com votação que mobilizou 195 mil pessoas.

15/01/2025 às 13:31 | 2 min de leitura | Cultura, Diversão e Arte
Publicidade Banner do projeto - Empreendimentos - Maraey

Por ora não se sabe quem é, mas um artista terá a oportunidade de expor sua obra no chamado Carrossel do Museu do Louvre, em Paris. 

A oportunidade vem de uma iniciativa da curadora brasileira Cristina Bernardini e será concedida a um dos vencedores do Prêmio Dama de Ouro 2024  —premiação que busca reconhecer talentos emergentes e consolidar a arte como expressão universal. 

A entrega dos prêmios será no próximo dia 18, no Centro Empresarial do Porto, numa cerimônia que promete reunir artistas, curadores e entusiastas de diversas partes do mundo.

O Carrossel do Louvre, onde o artista escolhido pelo público poderá expor sua obra, fica em frente à famosa pirâmide do museu. 

O nome Carrossel, que em geral nos remete ao brinquedo de parques de diversão, também faz referência à Praça do Carrossel, local que no século 17 era palco de desfiles organizados pelo rei Luís 14, o Rei Sol. 

O local foi criado como uma extensão do museu no início dos anos 1990, e o espaço batizado de Carrossel foi inaugurado em 1993, passando a ser um centro comercial apreciado no coração de Paris.

MAIS: Tributo de Mel Lisboa a Rita Lee, a rainha do rock brasileiro: 'Percebo a falta que ela faz' 

Além de centro comercial, o Carrossel do Louvre carrega um estreito vínculo com o passado parisiense. 

Durante sua construção, foram descobertos antigos fossos medievais, que hoje estão preservados em sua condição original e podem ser visitados na galeria do Carrossel

Prêmio Dama de Ouro

Organizado pela associação cultural e de apoio aos países de língua portuguesa Atlas Violeta, o prêmio reflete a paixão de Cristina Bernardini pela promoção da arte e da cultura. 

Morando em Portugal há mais de 30 anos, a curadora destaca que o evento não é apenas uma celebração das obras, mas também uma plataforma para ampliar o alcance de artistas talentosos. 

"É uma honra poder homenagear criadores que desafiam os limites da imaginação e oferecem novas perspectivas ao cenário contemporâneo", afirmou Cristina à BRASIL JÁ.

A brasileira Cristina Bernardini é a curadora que está a frente da iniciativa. Crédito: Arquivo pessoal.

Participação brasileira

Nesta edição, o Prêmio Dama de Ouro recebe 41 artistas finalistas, incluindo quinze brasileiros, além de portugueses, suíços, romenos, franceses, espanhóis, italianos e cabo-verdianos.

A escolha do vencedor, que terá a oportunidade de expor no Carrossel do Louvre, contou com 195 mil votos do público. O nome do artista contemplado será revelado somente na cerimônia.

Além da votação popular, a premiação inclui também categorias que elegem o primeiro, segundo e terceiro lugares, fora quatro menções honrosas, com cada reconhecimento servindo como um tributo à dedicação e à paixão dos participantes. 

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens