Na nossa Mesa Compartilha, já às portas de 2025, trago dicas para quem vai passar a virada do ano em Portugal. De Norte a Sul, tem boa comida, brindes e muita festa de réveillon.
Dá para escolher desde espaços com vista para os fogos ao charme de palacetes com muita história. E nossas dicas não ficam só por Lisboa!
Uma bela vista
Rossio Gastrobar, do chef João Correia e da bartender Flavi Andrade
A dupla João Correia e Flavi Andrade convidam para celebrar o Novo Ano no topo do Altis Avenida, com uma das vistas panorâmicas mais bonitas sobre a cidade de Lisboa, com um ângulo de 180 graus que abrange a Praça e a Estação do Rossio, o Castelo de São Jorge, o rio Tejo e a Avenida da Liberdade.
Para o jantar, o chef João Correia preparou um menu de sabores reconfortantes, com produtos da época que remetem para as tradições, mas também com novas inspirações.
Tem carabineiro com bivalves, wagyu, robalo de mar e pato com cogumelos e trufa compõem as sugestões do jantar, harmonizadas com uma seleção cuidada de vinhos.
Ao som das doze badaladas é servido champanhe Taittinger Brut Reserve e passas, dando início à festa com Dj e bar aberto até as 2h. O preço é 380 euros, com harmonização incluída.
Por lá, também há festa de passagem de ano sem jantar, das 0h30 às 2h, com Live DJ Set, bar aberto e ceia a 0h45, com bifanas, mini hambúrguer, gyosas de camarão, gyosas de legumes e pastéis de nata.
No bar, a brasileira Flavi Andrade apresenta o Cocktail Punch Rossio Gastrobar, uma seleção de bebidas Rossio, rum, gin, vodka, whisky, refrigerantes e água. O preço é 80 euros, com as bebidas incluídas.
O Mona Verde, que tem uma das melhores vistas da cidade, brinda o ano com baile de máscaras, com muita música e um menu caprichado, com direito à brinde com Moët & Chandon. A ceia de réveillon começa com gougères, os primos franceses do nosso pão de queijo.
Como entrada, é possível escolher entre steak tartare de wagyu, mosaico de salmão defumado, atum e peixe rei ou jaca em baixa temperatura com quinoa. Como principal, as escolhas incluem pernil cordeiro, medalhão de tamboril e empanada de cogumelos.
Para fechar, são duas versões de sobremesas a escolher: entremet de chocolate ou picarones de abóbora. Cada mesa com duas pessoas tem direiro a uma garrafa de Möet & Chandon. O jantar mais a entrada para a festa sai por 249 por pessoa. Quem a quiswe só entrar para a festa e para o brinde com uma taça de champagne paga 50 euros.
Com uma vista de tirar o fôlego, virada para o rio Tejo e para o Castelo São Jorge, o Terraço Editorial brinda o novo ano com um jantar com música garantida até 2h.
Para começar, tem welcome drink com gin, espumante, lima kafir e mirtilos. De entrada, pães, paté queijo de ovelha e caldo de citronela, sapateira (ou algas), aipo e maçã verde.
Como principais, é possível escolher entre filé de peixe galo, cannelloni de legumes e lombarda ou aipo assado, cannelloni de legumes e lombarda com cachaço de porco selvagem, camarão de Espinho e boletos. Ou a opção vegana: quinoto de boletos, espinafres, avelãs e miso.
De sobremesa, tem mil folhas de arroz doce e caramelo salgado com old fashioned de passas para acompanhar. As bebidas estão incluídas e o valor é 125 euros por pessoa.
Para a passagem de ano, o Lumi Rooftop, que tem terraço com vista para os fogos, eleva a a virada do ano com um menu que promete surpreender os paladares mais exigentes.
O jantar começa com creme de cenoura assada, enriquecido com coco e gengibre, seguido por um ovo biológico a baixa temperatura com presunto de porco preto e molho de castanhas.
Como principais, linguado com arroz cremoso de amêijoa e lombo de novilho com molho béarnaise são os grandes destaques. A sobremesa, um mil-folhas merengado de chocolate, pistache e framboesa, dá o toque final ao jantar.
O ALMA, o duas estrelas Michelin do chef Henrique Sá Pessoa, terá um menu exclusivo para receber 2025.
A noite começa com Champagne Gaston Revolte 1er Cru Brut Tradition para acompanhar os snacks e amuse-bouches, que incluem atum, tomate seco, alcaparras e sapateira, brioche, caviar e chá de sapateira.
A carta também inclui lagosta, emulsão de amêndoa, milho e alho francês e foie gras com maçã, granola e café.
Como principais, há o linguado com salsa, beringela e molho pica-pau e o Waygu, trufa negra, couve-flor e jus de tutano são as estrelas do prato. Para finalizar, batata doce, caju, gengibre e trufa como pré-sobremesa e, para sobremesa, rabanada, vinho do Porto e especiarias, seguidas de petit fours.
A versão mais despojada e informal do chef Henrique Sá Pessoa também tem festa de réveillon. Seja na mesa ou ao balcão, com direito a um menu vegetariano.
Para os que não dispensam a carne e o peixe, o menu começa com amuse-bouche com mil-folhas de batata, choco, lima e azeitona , que antecede à chegada do peixe lírio, caviar, infusão de tomate e pimento, e das Kokotxas de bacalhau, pil-pil e óleo de salsa.
No que toca aos pratos principais, o chef apostou num polvo, purê de couve assada e toucinho e na presa, “fabada asturiana” com trufa negra. Para brindar 2025, há espumante e passas. O valor é 200 euros por pessoa com harmonização vínica.
O chef João Sá recebe os convidados em seu Sála com menu que destaca produtos estrela como o Wagyu, o caviar beluga, a Trufa negra e o Lavagante, trabalhados com a mestria habitual do chef, respeitando sempre a essência de cada um destes.
A noite começa com um Gougère de Wagyu, seguido do Berbigão na Caruma e Caviar Beluga.
Também tem ouriço do mar, molho XO, carabineiro e a gamba listada, com ovas de salmão e brioche. Outra atração é a couve-flor com santola e caviar oscietra, que antecede o croissant de batata e trufa negra.
Há ainda misturas improváveis como o lavagante com caramelo e castanha e o robalo, com sabores de caldeirada e bivalves.
O prato com azeite, coco e coentros prepararam-nos para a sobremesa, com chocolate branco, trufa branca e arroz torrado. O preço é 380 euros, com a possibilidade de harmonização por mais 110 euros.
No LOCO, o chef Alexandre Silva propõe uma abordagem disruptiva da gastronomia portuguesa com um menu de autor que transporta para uma jornada sensorial de texturas e sabores únicos.
Para começar 2025, o LOCO propõe um menu de degustação especial, numa experiência que inclui o pairing de bebidas (com ou sem álcool), desenhado pela sommelier Gabriela Marques para complementar os pratos com precisão e elevar ainda mais a experiência.
À meia-noite, tem brinde com espumante. O preço é 250 euros, com harmonização incluída.
No restaurante dedicado aos preparos com fogo do chef Alexandre Silva também tem opção de ano novo, com jantares à la carte, onde os sabores reconfortantes e a tradição encontram um lugar especial no centro da cidade.
Entre as opções, estão clássicos do chef, como as ostras levemente defumadas com um sabor único. À meia-noite, as doze badaladas, tem brinde com espumante.
O chef André Cruz propõe celebrar a virada de ano com sofisticação e sabores autênticos no Feitoria, distinguido com uma estrela Michelin. A noite começa às 19h30 e prolonga-se até as 3h, com DJ e ceia no Bar 38º41’.
Para esta noite especial, o chef preparou um menu degustação com sabores nacionais, com produtos selecionados, que destacam o peixe, como o atum rabilho, o cherne o lavagante ou o bacalhau, com lugar também para a carne de novilho, acompanhada por cuscus de Vinhais, aspargos, cogumelos e trufa.
À meia-noite, a tradição impõe-se e serve-se champagne e passas. O menu é servido com harmonização de bebidas a cargo do sommelier Pedro Escoto. O preço é 450 euros, com harmonização incluída.
O chef madeirense Octávio Freitas festejou a entrada do seu Desarma na constelação do guia Michelin em 2025 e, por isso, faz questão de brindar o novo ano com tudo o que tem direito.
No restaurante gastronômico do hotel The Views Baía tem festa garantida noite adentro, com direito a jantar com menu degustação de seis momentos e harmonização com vinhos, a partir das 19h30.
Após brindar a 2025 com espumante e vista privilegiada de Funchal, tem festa no segundo piso, com muita música e troca de energia.
Para dar as boas-vindas ao novo ano, o Restaurante da Fortaleza do Guincho, uma estrela Michelin do chef Gil Fernandes, propõe uma experiência gastronômica exuberante, com pratos sofisticados e uma seleção de vinhos exclusivos.
Do menu de Fim de Ano destacamos os Pães e manteigas artesanais de produção própria, barriga de atum, lagosta suada, dourada de Peniche e wagyu nacional. O jantar sai por 425 euros com harmonização e champagne para brindar o novo ano.
O chef Arnaldo Azevedo, que ostenta uma estrela no restaurante gastronômico Vila Foz, preparou um menu especial para a virada do ano.
A experiência começa com um ceviche fresco de lírio, abacate e pepino, que combina a leveza dos ingredientes com notas cítricas vibrantes, seguindo-se o lagostim servido com molho iodado e alho frito, proporcionando uma explosão de sabores do mar. O rodovalho, acompanhado por pakchoi, bivalves e caviar.
Para os apreciadores de carne, o wagyu é apresentado com cantarelos, endívia e trufa, criando uma combinação luxuosa e terrosa. Para finalizar, o menu oferece um refrescante alperce com lúcia lima e iogurte, seguido de uma indulgente sobremesa de chocolate, caramelo e fava tonka, que encerra a experiência com um toque doce e aromático.
Com duas noites de alojamento, café da manhã e acesso ao spa, a passagem de ano no restaurante Vila Foz vai desde 1572 euros/quarto. Apenas o jantar, tem o valor de 340 euros pessoa, com harmonização vínica incluída.
No Ocean, o chef Hans Neuner, premiado com duas estrelas do Guia Michelin, criou junto a sua equipe um menu degustação exclusivo para saudar 2025 em Porches, com vista para o mar.
Como de praxe no restaurante, há seleção de produtos premium que se transformam em arte gastronômica por meio dos conjunto de técnicas do chef.
No menu, há pratos como robalo, pata negra e ervilhas ou wagyu, trufas pretas e cebola. São doze os momentos com harmonização de vinhos pelo preço de 590 euros.
A chef Marlene Vieira abre pela primeira vez as portas do seu restaurante gastronômico Marlene, para um jantar de passagem de ano. No seu espaço homónimo, com localização privilegiada junto ao Rio Tejo, a chef criou um menu de degustação especial para assinalar a virada do ano.
Ainda que este seja surpresa, a chef promete os qualidade e sazonalidade dos sabores, e uma mistura criativa de portugalidade com influências gastronómicas de várias partes do mundo, não fosse esta a sua imagem de marca. O jantar não tem hora de início marcada, nem turnos obrigatórios.
As reservas podem ser feitas através do site, email marlene@marlene.pt, ou telefone +351 912 626 761.
O restaurante mais descontraído da chef também tem jantar de réveillon, com pratos que remetem ao conceito do restaurante: ingredientes portugueses com toque de moderno, servidos em pequenas porções. No dia primeiro do ano, também tem brunch por lá.
No Café São Bento o jantar de passagem de ano será servido em dois turnos: às 19h e às 22h. No menu, tem presunto Pata Negra, camarões al ajillo e vinho branco Grainha Reserva 2020. Como prato principal, é possível escolher entre bife do lombo à Café de São Bento, bife do lombo à portuguesa ou bife do lombo grelhado, com batatas fritas e esparregado (refogado de espinafre) com vinho tinto Quinta Nova (Douro).
Para fechar, tem o melhor bolo de chocolate do mundo, cheesecake ou carpaccio de abacaxi com vinho do Porto. O valor é 150 por pessoa.
O recém-inaugurado restaurante georgiano do Bairro Alto, comandado pelo chef Guram Baghdosshvili, também tem jantar para celebrar a chegada de 2025, com direito a muita comida típica do país.
No menu, tem leitão, Satsivi (molho de nozes com frango), salada georgiana com óleo Kakhetian, picles, imeruli khachapuri (pão recheado com queijo), berinjela e gozinakhi (doce tradicional com mel e nozes), com champagne ou vinho espumante. O preço por pessoa é 100 euros.
O lindo casarão do século 18 que funciona como restaurante tem jantar em grande estilo, com menu degustação com seis pratos com harmonização de vinhos. O preço é 350 euros, com direito à entrada na festa que invade a madrugada. Quem preferir apenas a festa, paga 75 euros, com direito a uma bebida.
No Bougain, o florido restaurante no jardim de um antigo casarão no centro de Cascais, a passagem de ano tem amuse-bouche de foie gras e trufas, lírio curado de entrada e prato principal à escolha, entre vieiras e pato. De sobremesa, mil folhas de chocolate branco e pistache.
O jantar é harmonizado e à meia-noite tem brinde com champagne Marc Hébrar Blanc de Blancs. O jantar custa 215 euros e a festa vai até 1h, com música eletrônica.
Com uma pegada mais italiana, o Corleone, com uma bela vista para o mar de Cascais, tem um jantar de passagem de ano que promete transportar os comensais ao País da Bota.
Pra começar, arancini e crudo de atum. Na sequência, Cacio Pepe com Trufas e Ossobuco, uma das grandes atrações do menu da casa. Para fechar, tem merengue, mousse de chocolate branco e frutas vermelhas.
Para além da boa mesa, o Art Restaurant tem como atrativo a bela arquitetura de um palacete do século 19. E quem quiser, poderá festejar o novo ano na casa ou até aproveitar uma esticada de duas noites antes da saudação ao novo ano.
O jantar de réveillon tem harmonização com vinhos e um jantar que tem, entre outras atrações, snacks de tártaro de novilho, chili oil e batata Anna, acompanhado de crocante de arroz, lírio curado e furikake, e de ostra, yuzu e jalapeños, tudo acompanhado de coquetel Happy New Year (Mezcal, yuzu & chili oil).
A entrada tem combinação de Hokkaido e cogumelos, acompanhada por um Soalheiro Rosé (Minho).
O prato de peixe leva-nos ao salmonete, batata doce e jus, harmonizado com Monteirinhos Avô António Encruzado (Dão). A parada seguinte nesta viagem é a presa de porco preto, maçã e cebola, com Morgado do Quintão Clarete e Negra Mole (Algarve).
A última paragda é com café, chocolate e caramelo. O preço é 200 euros por pessoa.
O recém-inaugurado Exuberante prepara a sua primeira festa de celebração do novo ano com um menu especial, desenhado pela chef Rafaela Ferreira.
A noite inicia-se às 19h com um welcome cocktail, seguido do jantar composto por propostas de mar e terra, com destaque para o camarão alistado, peixe da lota e arroz de marisco e entrecôte maturado com cuscus de Vinhais, abóboras e chimichurri.
Localizado junto aos jardins do Palácio de Cristal, Torre dos Clérigos e Alfândega, o restaurante Exuberanteoferece uma atmosfera acolhedora, com uma decoração elegante e vistas para o Rio Douro, sendo o cenário perfeito para celebrar o Ano Novo em grande estilo.
Após o jantar, a sugestão é a de prolongar as festividades no espaço do Bar Slowly, aberto até as 2h. O jantar sai por 220 euros, com harmonização.
Hotéis com Réveillon
Federico, no Palácio Ludovice (Lisboa)
O Federico, o espaço gastronômico do icônico Palácio Ludovice, terá uma ceia que começa com coquetel às 19h e segue com jantar preparado pelo chef Ricardo Simões.
A fartura começa com canapés de salmão defumado, bolinhas de alheira com maionese de curry e picadinho de azeitonas.
Na sequência, tem tártaro de atum com cremoso de tangerina, polvo assado e cozido do mar. Como principais, robalo braseado com salada de funcho, ribeye com gratin de batata trufado e ragu de cogumelos com abóbora. De sobremesa, esfera de chocolate, espuma de framboesa e sorvete de Yuzu. O preço é 200 euros por pessoa.
O Independente, no Príncipe Real, tem duas opções de jantar de réveillon. No Insólito, localizado no rooftop do hotel, tem jantar com direito a camarão tigre, tártato de dourada, tártaro de vazia e creme de chocolate de sobremesa.
Há opção vegetariana com purê de feijão branco e couve flor defumado e folha de arroz crocante com Labneh e tártaro de beterraba e nozes. Há uma seleção de bebidas no jantar e o preço é 125 euros.
No Decadente, no piso térreo do hotel, a refeição começa com trigo sarraceno e jus de aipo, seguecom pratos de partilha, como robalo, alhada de bivalves e vaca maturada dos Açores e é finalizado com tarte de castanhas e chocolate negro com pêra bêbada. Também há opções vegetarianas.
No réveillon do Valverde Hotel, único membro da Relais & Châteaux em Lisboa, as celebrações começam com carabineiro com caril e mandioca, seguidos de dois principais, pregado e vitela branca, e duas sobremesas antes das doze badaladas: morangos em duas texturas e entremeio de chocolate negro com whisky (270 euros).
O ano arranca com um almoço (90 euros) e pratos para para compartilhar, buffet de sobremesas e opções de caldeirada de garoupa e camarão ou wellington de novilho nos pratos principais (70 euros). Crianças entre os 3 e os 12 anos pagam sempre metade destes valores.
O Hyatt Regency, em Belém, tem duas opções de jantar de réveillon. No ViseVersa, o tema é The Gatsby Room e custa 200 euros com bebidas incluídas, com muita música e acesso à festa no Vista Room.
Já no Odyssey, com o tema Speakeasy Soirée o preço é 225 euros, também com acesso à festa no Vista Room.
A noite de 31 de dezembro no The Vintage é marcada por pratos que valorizam o sabor, ideais para celebrar a entrada no novo ano que se avizinha. Tem ravioli de rabo de boi com vinho Madeira e queijo dos Açores, e o lombo de novilho com molho béarnaise de trufa e cogumelos.
O menu inclui também harmonização com vinhos selecionados e tem o valor de 135€ por pessoa. Mais informações: @vintagelisbon
Six Senses (Douro)
Considerado um dos melhores hotéis de bem-estar do mundo, o Six Sense Douro, em Lamego, também tem sua celebração de réveillon.
A festa começa a partir das 20h com um coquetel de boas-vindas e um menu pontuado por alguns momentos mais sofisticados: nos canapés, destaque para gravalax de lúcio e o puri de ostra e, no jantar, veado, às castanhas, atum, trufa e queijo da Serra.
Mas, como a noite é longa e se quer animada, o bar será aberto, haverá música ao vivo e um DJ, fogo de artifício sobre as águas do Douro à meia-noite e snacks pela madrugada.
Para começar 2025 da forma certa, o Six Senses Douro Valley propõe um brunch especial que, a partir das 12h30, servirá tanto o já famoso menu de café da manhã do hotel como algumas sugestões especiais de Ano Novo.
Ventozelo Hotel & Quinta (Douro)
Com uma área de quatrocentos hectares, o Ventozelo Hotel & Quinta oferece um conjunto de experiências fortemente ligadas aos saberes e sabores do Douro.
As celebrações começam com o momento de acender o madeiro e beber uma infusão quente à base de ervas do “Jardim dos Aromas”, seguindo-se um jantar de inspiração duriense no restaurante Cantina de Ventozelo.
No menu festivo, assinado pelo chef José Guedes, não vão faltar iguarias locais como covilhetes de javali, consomé de caça com hortelã da Quinta ou truta de Boticas com migas e pimentos assados, todos eles harmonizados com vinhos do Douro e Porto da Quinta de Ventozelo.
E porque a noite promete ser longa, com fogo de artifício à meia-noite e animação nos lagares até às 3h (open bar), serão ainda servidos preguinhos e caldo verde nas primeiras horas de 2025.
O valor do jantar é 175 euros para hóspedes e 195 para comensais externos. Há, ainda, a possibilidade de pernoitar em Ventozelo e acordar com vista para os socalcos do Douro no primeiro dia do ano, tomar um fastuoso café da manhã tardio e ainda participar numa Caminhada de Ano Novo pela quinta.
Pacotes a partir de 385 euros por pessoa, com duas noites de estadia, jantar de fim de ano, café da manhã tardio e late check-out.
No Bello Rooftop, com vista privilegiada para o Douro, o jantar começa com entradas como lavagante com salada russa e escamas de broa. Os pratos principais incluem pregado com xerém de amêijoas ou tornedó de novilho com mil-folhas de batata.
Para sobremesa, a Maçã, um semifrio acompanhado de glacé de chocolate branco, fecha o menu com chave de ouro. O jantar, com harmonização vínica incluída, tem o valor de 250 euros por pessoa.
Para quem prefere um espaço mais acolhedor e longe do frio, o Pot&Pan apresenta um menu igualmente especial.
Com pratos como o carpaccio de novilho com lascas de parmesão e bacalhau curado com molho pil-pil, este jantar exclusivo está disponível por 180 euros por pessoa e proporciona uma despedida de 2024 num ambiente intimista e confortável.
Para quem ainda não fez planos e quer fugir da agitação dos grandes centros e aproveitar a tranquilidade da Ericeira, a equipa do Aethos preparou um programa especial para todos que querem viver um fim de ano num ambiente familiar e acolhedor junto ao mar.
Um local mágico onde se sente a energia da natureza envolvente e se criam memórias inesquecíveis.
Com uma localização única, mesmo de frente para o mar, o restaurante ONDA apresenta um programa de passagem de ano bem animado à volta do tema do circo que vai estar presente na iluminação do lobby, na indumentária da equipe e na decoração do espaço.
Uma banda de jazz vai acompanhar o cocktail e jantar com um menu degustação de seis momentos com um pairing de vinhos exclusivos.
Antes da meia-noite a contagem faz-se com vista para o fogo de artificio e a festa continua na pista de dança com Dj e termina com uma reconfortante ceia às duas da manhã.
Valor do programa com uma noite de alojamento em quarto duplo, café da manhã, jantar e festa de Ano Novo a partir de 780 euros para duas pessoas.
Senhora da Rosa Tradition & Nature Hotel (Açores)
A Senhora da Rosa Tradition & Nature Hotel tem programação de réveillon em plena Ilha de São Miguel, nos Açores. A última noite do ano tem início às 19h30, com um cocktail de boas-vindas, acompanhado por música ao vivo.
No jantar, menu de degustação que homenageia a rica gastronomia açoriana, com sugestões de vinhos locais. A celebração da passagem de ano será marcada por um brinde com espumante e passas, permitindo que todos iniciem o novo ano com alegria e tradição.
O programa de Ano Novo da Senhora da Rosa Tradition & Nature Hotel, inclui alojamento em quarto Standard duplo com café da manhã incluído e a possibilidade de um upgrade sujeito à disponibilidade no momento da chegada. Tem o valor de 850 euros por quarto.
Pra quem prefere brindar o ano com uma opção diurna, há alguns espaços com opção de brunch. É o caso do Wel Well, na região do Príncipe Real.
A programação é em turnos e começa às 10h, com menu que incluí uma mimosa ou taça de espumante, uma bebida quente, tábua de queijos e frutas, um prato principal a escolher e uma sobremesa. O combo sai por 35 euros.
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.