No Cozinha Show "O Pequeno Notável da Cozinha Baiana: Acarajé, de Carol Brito" - Crédito: Divulgação

No Cozinha Show "O Pequeno Notável da Cozinha Baiana: Acarajé, de Carol Brito" - Crédito: Divulgação

RotaCult - Cravos e brasilidade

Para o feriado de 25 de abril há evento brasileiro gratuito no Norte

24/04/2025 às 14:30 | 3 min de leitura | Cultura, Diversão e Arte

Os dias chuvosos deram lugar ao sol, e o feriado de 25 de Abril, Dia da Liberdade, e o fim de semana têm previsão de tempo aberto na maior parte do país. Deixamos aqui algumas sugestões além da praia.

Feira Brasileira 

Todos os caminhos levam à maior feira de produtos de origem Brasil na Europa: o Brasil Origem Week (BOW) 2025, que ocorre de quinta (24) a domingo (27), em Vila Nova de Gaia, no Norte do país. O evento celebra a cultura brasileira com uma programação gratuita que inclui gastronomia, arte, palestras e negócios.

Entre os destaques da cozinha, há receitas típicas como bolo de rolo, moqueca e cuscuz com manteiga de garrafa. Dois chefs estrelados estarão no evento: Zana Hora, participante do MasterChef Portugal, e Emanuel Sávio, que participou da versão brasileira do programa.

Além das sessões de cozinha, haverá experiências ligadas à cachaça, conduzidas por especialistas como Raquel Lopes, e degustações de cafés especiais, orientadas por Rodolfo Moreno.

Durante os quatro dias o Cozinha Show oferece uma viagem gastronômica do norte ao sul do Brasil - Crédito: Divulgação

Nas artes, uma exposição do fotógrafo Daryan Dornelles e da artista plástica Helô Plantier. A programação inclui ainda workshops, palestras e uma rodada de negócios voltados às marcas brasileiras.

A entrada no Brasil Origem Week é livre e inclui degustação. O evento acontece no WOW, que é um quarteirão cultural, em pleno coração histórico de Vila Nova de Gaia (Rua do Choupelo 39, 4400-088) 

O olhar do fotógrafo Daryan Dornelles estará em exposição no evento - Crédito: Divulgação

Liberdade 

Celebrar a liberdade no Quartel do Carmo, em Lisboa, é uma opção cultural gratuita. Um dos locais mais emblemáticos da Revolução dos Cravos volta a estar aberto para todos. Essa é a chance de conhecer o local onde chegou ao fim a ditadura do Estado Novo.  

O Quartel do Carmo foi o local onde, em 25 de Abril de 1974, Marcello Caetano se refugiou, antes de se render ao Movimento das Forças Armadas, marcando assim o fim da ditadura em Portugal.

O museu fica no Largo do Carmo e a vista é gratuita até 10 de maio, com horário de funcionamento das 10h às 18h. 

Os visitantes seguem um percurso que atravessa o Salão Nobre, os Gabinetes do Comando e chegam numa varanda com vista direta para o Rossio - Crédito: Divulgação

Mais liberdade 

O meio do caminho entre o show e a peça de teatro, Quis saber quem sou — um concerto teatral, pretende revisitar as canções da revolução, as palavras de ordem, as cantigas que são armas, mas também as histórias pessoais das gerações que fizeram o 25 de Abril.

Traz para o palco jovens atores e cantores, que colocam nas suas vozes e nos seus corpos de hoje — e do futuro — a memória das palavras da liberdade.

O espetáculo acontece nesta sexta (25) e sábado (26), às 21h, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa (rua das Portas de Santo Antão, 96). Os bilhetes custam entre 5 e 25 euros.

Para o elenco do espetáculo houve uma audição que reuniu artistas de todo o país - Crédito: Filipe Ferreira

Fado 

Fim de tarde de fado em Lisboa, no lugar onde Amália Rodrigues viveu por mais de 40 anos. Essa experiência já está disponível e acontece às terças, quintas e sábados, com início às 17h.

Os espetáculos acontecem ao ar livre e estão sujeitos às condições climáticas. Caso não seja possível realizá-los no jardim, o evento ocorre em uma das salas internas.

O bilhete para o Fado nos jardins da casa de Amália Rodrigues custa 20 euros. Durante a experiência, são apresentadas músicas popularizadas por Amália — do fado às canções tradicionais, sem esquecer as marchas populares.

É neste jardim que acontecem os shows acústicos de voz, guitarra portuguesa e viola de Fado - Crédito: Jordan Alves

A dica é aproveitar para visitar o museu dedicado à cantora antes do show de fado. Há vestidos e joias de palco, objetos pessoais, prêmios, honrarias e muito mais.

A Casa-Museu está aberta de terça a domingo, das 10h às 18h.

Na loja do museu, o visitante pode encontrar lembranças da Casa de Amália.

Na exposição existem cerca de 150 vestidos da cantora Amália Rodrigues - Crédito: Divulgação

MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens