Com visita guiada e presença da curadora Aurea Leminski, o Instituto Pernambuco Porto Brasil inaugurou na terça (23), a mostra Múltiplo Leminski, dedicada à obra e à trajetória do poeta curitibano que marcou a literatura brasileira com sua escrita concisa, irreverente e profundamente crítica.
A abertura se deu no mesmo dia em que se celebra o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, instituído pela Unesco em 1995. A partir de agora, a exposição segue até o dia 23 de maio.
“É com grande honra que o Instituto Pernambuco Porto Brasil recebe a exposição dedicada à obra de Paulo Leminski, um dos mais irreverentes e brilhantes escritores brasileiros. [...] Ao acolher essa exposição, reafirmamos nosso compromisso com a difusão da literatura, da arte e do pensamento crítico”, afirmou Zeferino Ferreira da Costa, presidente do Instituto.
Uma celebração à palavra e à memória
Criada há 13 anos em Curitiba, a exposição já passou por cidades do Brasil e da Europa, como Lisboa, Braga, Roma e Matosinhos, e já atraiu mais de setecentos mil visitantes.
Em Portugal, ela ganha novo espaço com apoio da Casa da América Latina e do Governo do Estado do Paraná, por meio do Edital de Mobilidade Cultural – 1.ª Edição.
“Ela [a exposição] foi montada em um espaço maior este ano, o que nos permitiu apresentar ainda mais conteúdos. A essência da exposição permanece em todas as suas versões, mas, desta vez, por estar sendo inaugurada em celebração ao Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, merece destaque especial a área dedicada ao livro Catatau, obra emblemática de Paulo Leminski, que completa 50 anos de sua publicação. Vale ressaltar que Leminski é o autor homenageado da Flip — a Festa Literária Internacional de Paraty — uma das maiores honrarias que alguém da literatura brasileira pode receber”, declarou Aurea Leminski, curadora da mostra e filha do poeta.
A montagem no Porto conta com documentos originais, objetos pessoais e recursos audiovisuais. A proposta é criar uma ambientação única, sensível à diversidade da produção de Leminski —que incluiu não apenas poesia, mas também traduções, prosa, canções, publicidade e jornalismo.
“Assim como em Lisboa, Roma, Braga e Matosinhos, a montagem da Múltiplo Leminski no Instituto Pernambuco Porto Brasil também será produzida localmente. Para criar uma ambientação única, incluímos documentos originais e objetos afetivos, além de recursos audiovisuais que propiciam uma imersão na vida e na obra de Paulo Leminski”, completa Aurea.
Serviço
Local: Instituto Pernambuco Porto Brasil
Período expositivo: de 24 de abril a 23 de maio de 2025
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 10h30 às 13h e das 14h às 18h (encerrado aos fins de semana e feriados)
Endereço: Rua das Estrelas, 143. Campo Alegre – Porto/PT. C.P. 4150-762
Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.
O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.
Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.