Passaporte emitido pelo governo português, Lisboa, 8 de outubro de 2021. Crédito: António Cotrim, Lusa

Passaporte emitido pelo governo português, Lisboa, 8 de outubro de 2021. Crédito: António Cotrim, Lusa

Nacionalidade portuguesa por tempo de residência: o que você precisa saber

É necessário ter residido legalmente em Portugal por pelo menos cinco anos dentro dos últimos quinze anos

29/07/2024 às 16:01 | 2 min de leitura
José Eduardo Rosa
José Eduardo Rosa
redacao@brasilja.pt

Advogado e colunista da BRASIL JÁ

O processo para obter a nacionalidade portuguesa por tempo de residência é um caminho que muitos imigrantes irão realizar, especialmente aqueles que já construíram uma vida sólida em Portugal. 

Para solicitar a nacionalidade por meio da residência é necessário ter residido legalmente em Portugal por pelo menos cinco anos dentro dos últimos quinze anos. 

Entretanto, recentemente houve mudanças importantes na legislação que podem impactar a forma como esse tempo é contado.

Mudanças recentes e a regulação do tempo de espera

Desde 1º de abril deste ano, uma alteração na legislação determinou que o tempo de espera para a autorização de residência também deve ser contabilizado no período de cinco anos exigido para a nacionalidade. 

No entanto, até o momento, não houve regulamentação específica que esclareça qual será a data inicial para a contagem desse tempo: seria a data do protocolo do pedido de residência ou da Manifestação de Interesse, da aceitação da MI, ou ainda da data da entrevista na Aima?

Essa ausência de regulamentação traz incerteza e pode impactar diretamente quem está no processo de solicitação. A lei ainda precisa definir com clareza como o tempo de espera será considerado, e isso pode influenciar a decisão sobre o pedido de nacionalidade.

Devo entrar com o pedido agora?

Dada a falta de regulamentação, a recomendação mais prudente, caso você precise usar o tempo de espera, é aguardar a definição das regras ou até aguardar que complete os cinco anos com visto de residência e/ou título de residência. 

Entrar com o pedido antes de completar o período pode resultar em complicações, especialmente se a contagem do tempo for interpretada de forma diferente pela entidade responsável pela análise.

É fundamental lembrar que, para a solicitação da nacionalidade, você deve já ter completado os cinco anos de residência legal em Portugal. Caso você protocole o pedido antes de atingir esse período, seu pedido poderá ser indeferido, mesmo que você complete os cinco anos antes da análise do processo. 

A data de protocolo do pedido será considerada no momento da análise.

O que fazer agora?

1. Aguardar a regulamentação: Fique atento às atualizações legais e aguarde a regulamentação que esclarecerá como será feita a contagem do tempo do período de espera. Essa abordagem pode evitar problemas futuros e garantir que seu pedido seja processado conforme as novas regras.

2. Completar o período de residência: Caso você esteja próximo de completar os cinco anos de residência, pode ser mais seguro esperar até que você tenha completado o período com visto de residência ou título de residência antes de protocolar o pedido de nacionalidade.

A obtenção da nacionalidade portuguesa por tempo de residência é uma meta alcançável, mas é essencial estar atento às mudanças legislativas e às suas implicações. A prudência é fundamental, e aguardar a regulamentação pode ser a melhor estratégia para garantir que seu pedido seja aceito sem contratempos. 

Acompanhe as atualizações e prepare-se adequadamente para a solicitação, garantindo que todos os requisitos sejam cumpridos conforme as diretrizes legais vigentes.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens