Chega aos cinemas nesta quinta (16) o aclamado "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles. O longa, que teve antestreia na terça (14) em Lisboa e no Porto, promete repetir o sucesso que tem feito no Brasil.
E para além da produção brasileira, há mais cinema com a política sendo tema também em Lisboa, e imersão num zoológico no Norte do país.
Confira as nossas escolhas da semana.
Cinema brasileiro
O longa, inspirado no livro homónimo de Marcelo Rubens Paiva, se passa no Rio de Janeiro dos anos 1970. No Brasil, impera a ditadura militar (1964-1985).
Rubens Paiva é um deputado cassado pelo regime. Ele é casado, pai de cinco filhos e engenheiro de profissão. Em janeiro de 1971, agentes da repressão entram na sua casa e o levam para interrogatório.
Eunice Paiva, a esposa e mãe, é obrigada a reinventar sua vida após a família sofrer o ato violento e arbitrário do governo militar.
“Ainda Estou Aqui” é o filme indicado pelo Brasil como candidato para concorrer ao Oscar 2025.
Com direção de Walter Salles, argumento de Murilo Hauser e Heitor Lorega, o filme é produzido por Maria Carlota Bruno e Rodrigo Teixeira. e está em exibição exclusiva nos cinemas.
Mais cinema
Em Lisboa, acontece a 9ª edição do Festival Internacional de Cinema sobre Migração.
Nesta quinta (16), há um painel de discussão às 17h, depois, às 19h15, ocorre a performance "Na Boca do Tubarão", do Teatro do Imigrante, e o filme "The Old Oak", de Ken Loach, falado em inglês e com legendas em português.
A iniciativa é da Organização Internacional para as Migrações em parceria com o Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdulaziz para o Diálogo Interreligioso e Intercultural, com o Centro Regional para a Europa Ocidental.
O filme "The Old Oak" mostra que o local não é apenas o último pub que resta, é o único espaço público remanescente onde as pessoas podem se reunir.
O proprietário, mantém teimosamente o bar aberto e o seu esforço torna-se ainda mais ameaçado quando o local se transforma num território contestado após a chegada de refugiados sírios alojados na aldeia.
Um zoológico iluminado. Essa é a proposta do Zoo Santo Inácio, no Norte de Portugal. Até 25 de fevereiro, o espaço recebe a 3ª edição de “Luzes Selvagens” que é uma experiência imersiva com mais de seiscentas figuras de animais e plantas iluminadas.
O evento transforma o zoo numa espécie de ‘selva luminosa’. As luzes são ligadas às 16h30 e apagadas às 20h30.
No período noturno, os visitantes podem ainda visitar a Casa dos Animais Noturnos, que é um habitat de morcegos e escorpiões, ou ainda o Mundo Tropical, com araras e anacondas.
Os bilhetes para a exposição custam a partir dos 11,50€ (visita ao zoo + percurso luminoso noturno), ou a partir de 6,50€ (acesso somente para às “Luzes Selvagens”).
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.