O ano começa com proposta de descanso para quem enfrentou a maratona festiva de Natal e Ano Novo. Muitos também encararam lojas cheias para trocas de presentes e promoções no comércio. Por isso, tirar alguns dias para relaxar ou mudar a rotina pode ser uma ótima ideia. Confira abaixo algumas dicas para este início de ano:
Enoturismo
Após as festas de fim de ano, se a ideia for descansar e aproveitar alguns dias de férias, uma boa opção é visitar a região do Douro para desfrutar do turismo de vinho. Além de descanso, boa comida e bom vinho, é claro, é possível ter o conforto que hotéis boutiques oferecem.
Localizada no coração do triângulo dourado da sub-região do Cima Corgo a Quinta da Côrte é uma das opções para o enoturismo. Tradicionalmente associada à produção de Vinho do Porto, a Quinta iniciou, em 2013, a produção e engarrafamento de Vinhos DOC Douro e Porto com o próprio nome.
A Quinta da Côrte fica numa região considerada Patrimônio Mundial pela Unesco por ser a mais antiga região vinícola demarcada no mundo. Ao todo, são 25 hectares de vinha que podem ser percorridos por hóspedes e grupos de visitantes —o que proporciona a experiência mais interessante.
Os vinhos, que devem agradar ao paladar brasileiro, têm produção anual de 48 mil garrafas, das quais 10% são exportadas para o Brasil. Esse dado reforça a aposta da vinícola no público brasileiro para o turismo.
Para celebrar os 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Índia e Portugal, comemorados em 2025, a Embaixada da Índia em Lisboa organiza um festival de cinema indiano no Cinema São Jorge.
A programação inclui filmes de sucesso com música e dança, entre eles um vencedor do Oscar de Melhor Canção Original, além de enredos fascinantes e sequências de ação emocionantes.
A mostra busca reavivar a nostalgia do cinema indiano, que foi popular em Portugal na década de 1970.
No sábado (4), às 18h30, será exibido “English Vinglish”, de Gauri Shinde. O filme conta a história de uma mulher que enfrenta grandes dificuldades na sociedade onde vive, devido à sua timidez e ao fato de não falar inglês.
As circunstâncias a levam a afirmar sua independência ao se inscrever em um curso de inglês, provando ao mundo que é tão capaz quanto qualquer outra mulher.
Inspirado no tradicional encontro musical que todo ano se celebra em Viena, o Coliseu dos Recreios volta a receber o “Grande Concerto de Ano Novo”, que inclui uma seleção das melhores valsas, polcas e marchas de Strauss.
A Strauss Festival Orchestra e o Strauss Festival Ballet Ensemble interpretaram títulos conhecidos do músico austríaco, como Napoleão, Festa das Flores e A Valsa do Imperador.
Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.
O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.
Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.