Nas nossas escolhas da semana, temos programação para toda família e uma ótima opção para os amantes do jazz.
O CCB, em Lisboa, vai receber a Festa do Jazz e terá o final de semana todo com programação dedicada ao gênero.
Cinema
Em Portugal, a semana é de estreias nas telonas, com destaque para “Wicked”, de Jon M. Chu, com Cynthia Erivo e Ariana Grande nos papéis principais. O musical conta a história das bruxas de Oz.
Elphaba, uma jovem incompreendida pela sua incomum pele verde, e Glinda, uma jovem popular e privilegiada. Elas se encontram como estudantes na Universidade de Shiz, na Terra de Oz.
A amizade entre as duas floresce até ao dia em que as suas vidas seguem caminhos muito diferentes. A classificação é livre.
Destaque também para “O Quarto ao Lado”, o primeira-longa metragem em língua inglesa de Pedro Almodóvar. A estreia no inglês foi com sucesso: com o filme, ele venceu o Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza.
O longa conta a história de Martha, uma mãe imperfeita que trabalha como repórter de guerra, e Ingrid, a sua filha rancorosa que é escritora de ficção. Enquanto mãe e filha estão separadas por um mal entendido, outra mulher é a guardiã da sua dor e amargura.
Com Tilda Swinton, Julianne Moore, John Turturro e Alessandro Nivola. (Classificação - 12 anos).
Música
A Festa do Jazz regressa ao CCB, em Lisboa, para apresentar alguns nomes nacionais e internacionais. O evento, organizado pela associação Sons da Lusofonia desde 2003, é o grande ponto de encontro do gênero em Portugal.
O intuito da festa é reunir as diferentes comunidades do jazz português com um público diverso e com artistas, agentes e estudantes de música de todo o país. Além dos shows, a programação inclui ainda o Encontro Nacional de Escolas no Museu dos Coches, a apresentação do projeto Jazz Panorama Portugal e os Prémios RTP/Festa do Jazz.
Os Ligados às Máquinas são, provavelmente, a primeira orquestra de samples composta por músicos em cadeiras de rodas do mundo. O grupo lança nesta sexta (06) o disco “Amor Dimensional”, pela Omnichord Records e com participação de vários músicos entre eles Salvador Sobral.
Cruzando diferentes gêneros musicais e explorando novas fronteiras criativas, o grupo que foi criado há dez anos pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, têm desenvolvido em parceria com o musicoterapeuta Paulo Jacob ferramentas e metodologias de trabalho inovadoras.
O processo criativo se destaca pelo uso de hardware e software que permitem aos integrantes –músicos com alterações neuromotoras– ter controle e autonomia para disparar samples em tempo real em dispositivos adaptados.
Os Ligados Às Máquinas são Andreia Matos, Dora Martins, Fátima Pinho, Hélia Maia, Jorge Arromba, José Morgado, Luís Capela, Mariana Brás, Paulo Jacob, Pedro Falcão e Sérgio Felício. O disco "Amor Dimensional" celebra a música como espaço de inclusão e inovação.
O disco tem nove faixas e está disponível em todas as plataformas digitais a partir desta sexta (06).
Rede Social: @ligadosasmaquinas
Literatura no Museu
O fim de semana será de livros no museu. Nos dias 7 e 8 de dezembro acontece a segunda edição da iniciativa “Há Livros no Palácio”, em que cinco livrarias vão estar no Palácio Marquês de Fronteira, em Lisboa.
Os visitantes vão encontrar uma seleção de livros novos e usados, de vários estilos: dos infantis aos adultos, passando por ficção, poesia, biografias e outros. O lugar é lindo e só a ida já compensa o passeio. Ah, a entrada é gratuita.
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.