Clube do livro, sarau de poesia, encontros literários. Essas e outras atividades passaram a fazer parte da rotina de quem gosta de ler e até de que nem sabia a satisfação que uma boa leitura pode trazer. Uns optam por livros digitais, outros ficam com o físico.
Cada qual à sua maneira, o gosto pela leitura segue indelével —para o bem de todo mundo. Por isso, aproveito para apresentar algumas sugestões de leitura.
Apresento títulos dos mais vendidos ou aclamados pelo público até os achados. Que tal aproveitar um deles para presentear alguém?
'NÃO HÁ PÁSSAROS AQUI' - Ed. Leya, 13,28 euros.
Começo pelo premiado “Não há pássaros aqui”, de Victor Vidal. O título foi o vencedor do Prêmio Leya 2023 e foi publicado em Portugal este ano pela mesma editora Leya. No Brasil, a história chega neste 2025 pela Editora Todavia.
Victor, um carioca de 33 anos, é doutor em História da Arte e pela primeira vez não está em sala de aula. Ele divide seu tempo atualmente entre a paixão da escrita e o trabalho com finalização de artes e estampas para a marca carioca Farm.
Com personagens inesquecíveis e desconcertantes, o livro é uma reflexão madura sobre o modo como aquilo que vivemos na infância determina a nossa vida adulta e como tendemos a reproduzir comportamentos que assistimos, mesmo quando friamente os condenamos.
Num tempo em que a saúde mental é um problema global, este é um romance de estreia profundamente atual.
'A VEGETARIANA' - Ed. Leya, 15 euros.
Está na lista dos mais vendidos da escritora sulcoreana, Han Kang, que venceu o Nobel de Literatura deste ano, se tornando a primeira pessoa a ganhar o prêmio no seu país.
A Academia Sueca, que define os ganhadores do prêmio, afirmou que avescolha de Han Kang foi baseada em sua "intensa prosa poética, que confronta traumas históricos e expõe as fragilidades da vida humana".
Aos 54 anos, a escritora é a 18ª mulher a receber o Nobel de Literatura. A premiação é concedida anualmente desde 1901. “A Vegetariana”, foi editado pela Todavia no Brasil e, em Portugal, pelo Grupo Leya.
'A CRIADA' - Ed. Alma dos Livros, 18 euros.
Obra das mais vendidas da escritora Freida McFadden. Foi lançada em 2002 e se tornou um bestseller internacional, recebendo, recentemente, uma adaptação para os cinemas —ainda não chegou às telonas.
A atriz Sydney Sweeney foi a escolhida para interpretar Millie, uma mulher que venceu grandes desafios na vida e se sente realizada quando tem a oportunidade de ser empregada do casal Andrew e Nina.
Durante a estada com os novos patrões, Millie descobre que os segredos da família são muito perigosos.
'A CICATRIZ' - Ed. Suma de Letras, 10 euros.
Um sucesso nas livrarias portuguesas, o livro é de Maria Francisca Gama, e conta a história de um casal que saiu de férias para o Rio de Janeiro, numa viagem que prometia ser inesquecível. Depois de dias encantadores, banhados pelo sol e de espírito leve, eles aproveitam uma das últimas noites para jantar fora.
Ao terminar a refeição, o casal decide voltar a pé para o hotel, mas não se lembra se o caminho é pela esquerda ou pela direita. É sobre como a vida pode mudar por uma simples escolha.
Um relato profundo e duro, escrito em primeira pessoa, sobre a finitude da vida, o peso das decisões e o conceito do amor eterno. A Cidade Maravilhosa é o pano de fundo.
'A CEGUEIRA DO RIO' - Ed. Caminho, 17 euros.
O novo romance de um dos mais respeitados escritores em língua portuguesa, Mia Couto, desenterra o passado, questionando a tendência de criação de uma versão única da história. Segundo ele, esse trabalho é uma luta contra "o esquecimento e o apagar da memória coletiva".
O ponto de partida da história é um incidente que acontece numa aldeia na fronteira entre a Tanzânia e Niassa, em que centenas de pessoas foram assassinadas pelo exército alemão que colonizava a África Oriental (a atual Tanzânia), após uma revolta que ficou conhecida como Maji-Maji.
O primeiro incidente militar numa aldeia do Norte de Moçambique marca, em agosto de 1914, o início da Primeira Guerra Mundial no continente africano. O episódio ocorre num contexto misterioso de desaparecimento da escrita no mundo.
Os habitantes dessa aldeia são chamados a restabelecer a ordem no mundo, ensinando aos europeus o ofício da escrita e das artes da navegação.
'SALVAR O FOGO' - Ed. Dom Quixote, 17 euros.
Não ficaria de fora desta seleção o livro vencedor do Jabuti de 2024, de Itamar Vieira Junior. O texto conta a história do jovem Moisés e da irmã Luzia, que, após a morte da mãe, assume a figura materna do rapaz. “Salvar o Fogo” é comovente, porque falar de um Brasil profundo, de ancestralidade e de amor.
É a segunda vez que o escritor brasileiro conquista o mais importante dos prêmios literários brasileiros. Em 2020, Vieira Júnior tinha vencido com o romance “Torto Arado”, que já foi traduzido em 28 países. O escritor baiano se consagra, assim, como um dos grandes nomes da literatura em língua portuguesa.
Itamar Vieira Júnior é geógrafo e doutor em Estudos Étnicos e Africanos e, para 2025, se prepara para lançar seu primeiro título infantil “Chupim”.
'O APARTAMENTO' - Independente - 16 euros.
*Em Portugal por @raphaelosl ou raphaelosl@gmail.com e no Brasil pela Amazon.
Do jornalista Raphael Lima, a obra é um conjunto de contos que convida o leitor a uma viagem por lugares e pessoas. O livro reúne dezenas de contos ambientados na Europa, na América do Sul ou em lugar nenhum.
O apartamento começou como uma tentativa do autor de escrever algo longo, uma novela ou um romance. É um conto/novela. É um conto maior do que o normal.
'O LIVRO DE PANTAGRUEL' - Ed. Temas e Debates - 49,90 euros
Não somos o Mesa Compartilhada, mas sugiro aqui um clássico da literatura gastronômica portuguesa “O Livro de Pantagruel”, que chega à sua 83ª edição com mais de mil páginas recheadas de receitas com muito tempero e dicas infalíveis de confecção.
'O GRANDE LIVRO DO NATAL PORTUGUÊS' - Ed. Self, 20 euros.
Um ótimo presente e um mergulho não apenas nas receitas, mas nas histórias por trás dos pratos natalinos. Há curiosidades regionais do Natal e dicas de decoração. Com venda online em editoraself.pt ou nas livrarias.
'BÍBLIA DO VINHO' - Ed. Familiam, 29 euros.
Nas bebidas vamos à “Bíblia do Vinho”. A edição portuguesa do livro é um guia prático que aborda de forma simples e oferece dicas que ajudam a identificar as características do “néctar dos deuses”. Com gráficos coloridos e ótimas ilustrações fica fácil entender e saber escolher o rótulo adequado.
Aqui em Portugal, o exemplar teve colaboração do sommelier Manuel Moreira, e tem um conteúdo extra dedicado aos vinhos da terrinha. Nas mais de trezentas páginas estão mais de cem variedades de vinhos, dos mais populares aos menos conhecidos.
O livro está à venda online em familiam.pt ou nas lojas FNAC.
'O CALENDÁRIO DA SABEDORIA' - Ed. Self, 21 euros.
Finalizo com uma boa sugestão para o início do ano. É uma publicação para cuidar da alma. O conhecido escritor russo Lev Tolstoi dedicou os últimos anos de sua vida ao desenvolvimento humano e da sua espiritualidade. Neste livro, ele fez um compilado de pensamentos de filósofos, historiadores e pensadores.
É um calendário de 365 dias e, para cada um dele, há alguma reflexão. Ele cita Buda, Marco Aurélio, Lao Tzu, Epicteto, Kant, Ralph Waldo Emerson. A ideia é o leitor ter um texto para cada dia do ano.