(Arquivo) Estudante brasileira protesta contra xenofobia. Crédito: Filipe Amorim, Agência Lusa.

(Arquivo) Estudante brasileira protesta contra xenofobia. Crédito: Filipe Amorim, Agência Lusa.

Administração de Lisboa avalia proibir marcha xenofóbica, diz jornal

Câmara Municipal, PSP e Ministério da Administração Interna se reúnem na próxima semana para tratar do tema

26/01/2024 às 17:47 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

A manifestação xenofóbica de extrema-direita que mira o islamismo, marcada para ocorrer na tarde do próximo dia 3, em Lisboa, pode ser proibida pelas autoridades. 

É o que publicou nesta sexta (26) o jornal Expresso, afirmando que membros da Polícia (PSP) e dirigentes da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e do Ministério da Administração Interna (MAI) irão se reunir para discutir o tema na próxima semana. 

Segundo o jornal, as autoridades temem que a marcha possa afetar a segurança da população de Lisboa e avaliam se o protesto extremista pode terminar em violência. Se não for impedida a manifestação, a apuração diz que haverá reforço no policiamento nas ruas do Martim Moniz e da Mouraria, que serão ponto de encontro dos extremistas.

Na quarta (24), a CML aprovou em decisão unânime um voto de repúdio do protesto. "Não tomar uma posição firme em relação a uma manifestação (...) é abrir espaço, normalizar, um discurso que não representa a cidade de tolerância que trabalhamos para ser", afirmou a autarquia. 

O jornal lembra que, em 2020, Lisboa se declarou “cidade antirracista”. Para o poder municipal, o protesto se enquadra em crime de ódio previsto no Código Penal português. A promessa do Executivo é, junto ao MAI e PSP, garantir a legalidade e a proteção das pessoas que vivem e trabalham em Lisboa.

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens