24/07/2024 às 10:08
| 2 min de leitura
Publicidade
O governo nomeou Pedro Portugal Gaspar como novo presidente da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (Aima). O Conselho Diretor, chamado em Portugal de Conselho Diretivo, da agência também muda (confira os nomes dos novos diretores mais abaixo).
As mudanças, segundo comunicado do Palácio de Belém, porque parte dos funcionários —inclusive o agora ex-presidente da Luís Pinheiro— passaram a integrar a chamada Estrutura de Missão do órgão, uma força tarefa para tentar resolver as pendências da agência.
"De forma a executar a mudança de orientação na gestão da Aima que o governo quer imprimir e considerando a vacância dos cargos pelos que irão ocupar a Estrutura de Missão, é nomeado um novo Conselho Diretivo, tendo o governo escolhido Pedro Portugal Gaspar para presidente da Aima", informa o texto.
Além de Pedro Gaspar na presidência, os novos membros do Conselho Diretor do órgão são: Marta Feio, Luísa Coelho Ribeiro, César Teixeira e Mário Magalhães Pedro. Afirma o governo que a nova liderança da Aima vai implementar as medidas previstas no Plano de Ação para as Migrações, apresentado em junho.
"Este novo ciclo envolve uma nova abordagem no desempenho da missão e competências da Aima, bem como na gestão dos seus recursos humanos e financeiros, uma reestruturação do respectivo âmbito funcional e uma transformação do seu papel no seio da política migratória", argumentou o governo.
Outra missão dada à nova formação é atrair capital humano estrangeiro para Portugal. A nota informa que já não fará parte das atribuições do grupo o retorno de cidadãos estrangeiros aos países de origem.
Mudança também no Observatório das Migrações
Também foi anunciado pelo governo que o professor de Economia Pedro Góis será o diretor científico do renovado Observatório das Migrações, que passou a ser um novo órgão da Aima.
O Observatório tem por missão produzir informações sobre o fenômeno migratório em Portugal.
Confira abaixo duas entrevistas que a BRASIL JÁ fez com o pesquisador antes da nomeação para o Observatório das Migrações:
Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora
Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.
Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁse mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.
Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.
Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.
Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.
A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.