O governo nomeou Pedro Portugal Gaspar como novo presidente da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (Aima). O Conselho Diretor, chamado em Portugal de Conselho Diretivo, da agência também muda (confira os nomes dos novos diretores mais abaixo).
As mudanças, segundo comunicado do Palácio de Belém, porque parte dos funcionários —inclusive o agora ex-presidente da Luís Pinheiro— passaram a integrar a chamada Estrutura de Missão do órgão, uma força tarefa para tentar resolver as pendências da agência.
"De forma a executar a mudança de orientação na gestão da Aima que o governo quer imprimir e considerando a vacância dos cargos pelos que irão ocupar a Estrutura de Missão, é nomeado um novo Conselho Diretivo, tendo o governo escolhido Pedro Portugal Gaspar para presidente da Aima", informa o texto.
Além de Pedro Gaspar na presidência, os novos membros do Conselho Diretor do órgão são: Marta Feio, Luísa Coelho Ribeiro, César Teixeira e Mário Magalhães Pedro. Afirma o governo que a nova liderança da Aima vai implementar as medidas previstas no Plano de Ação para as Migrações, apresentado em junho.
"Este novo ciclo envolve uma nova abordagem no desempenho da missão e competências da Aima, bem como na gestão dos seus recursos humanos e financeiros, uma reestruturação do respectivo âmbito funcional e uma transformação do seu papel no seio da política migratória", argumentou o governo.
Outra missão dada à nova formação é atrair capital humano estrangeiro para Portugal. A nota informa que já não fará parte das atribuições do grupo o retorno de cidadãos estrangeiros aos países de origem.
Mudança também no Observatório das Migrações
Também foi anunciado pelo governo que o professor de Economia Pedro Góis será o diretor científico do renovado Observatório das Migrações, que passou a ser um novo órgão da Aima.
O Observatório tem por missão produzir informações sobre o fenômeno migratório em Portugal.
Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu email o melhor do jornalismo da BRASIL JÁ
Ao se cadastrar você declara que leu e aceitou nossos Termos e Condições
MENSAGEM AOS LEITORES
Jornalismo brasileiro na Europa
Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.
O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.
Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.