Um apagão de energia de grande escala atinge residentes de Portugal, Espanha e partes da França na manhã desta segunda (28). Segundo a Lusa, a falha de eletricidade começou por volta das 11h30 e afetou diversas cidades de norte a sul de Portugal. No entanto, os Açores e a Madeira, regiões autônomas do país, não foram atingidos.
O Governo português anunciou a criação de um grupo de trabalho para monitorar a situação e tentar restabelecer o fornecimento de energia "o mais rapidamente possível", ainda de acordo com a Lusa. De acordo com o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, ouvido pela agência Lusa, "terá sido, aparentemente, um problema na rede de transporte, cuja razão ainda está a ser identificada, aparentemente, em Espanha".
O ministro acrescentou que autoridades públicas e agentes privados estão a atuar em conjunto para normalizar o fornecimento de energia, embora ainda sem previsão para a resolução completa do problema.
Antes, a operadora espanhola Red Eléctrica havia confirmado a falha no fornecimento de energia em território espanhol. Foram acionados planos de recuperação do serviço em parceria com as empresas do setor. "As causas estão sendo investigadas e todos os meios estão sendo mobilizados para resolver a situação", declarou a companhia. Segundo a agência espanhola EFE, a falta de eletricidade também afetou diversas regiões da Espanha.
Relatos locais, repercutidos pela SIC, indicam que há pessoas presas em vagões do metrô e que hospitais começam a enfrentar dificuldades devido à ausência de energia elétrica. Instituições como o Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa já operam exclusivamente com o uso de geradores.
*Em atualização