A estátua de Fernando Pessoa da cafeteria é ponto turístico em Lisboa. Crédito: A Brasileira

A estátua de Fernando Pessoa da cafeteria é ponto turístico em Lisboa. Crédito: A Brasileira

Artista brasileira terá quadro exposto em histórica cafeteria lisboeta

Isabella Navarro foi uma das dez artistas vencedoras de concurso para ter obras expostas no centenário restaurante

20/11/2024 às 13:14 | 1 min de leitura | Cultura, Diversão e Arte
Publicidade Banner do projeto - Oxigênio Financeiro

Quem passa pelo bairro do Chiado, em Lisboa, se depara sempre com a icônica estátua do poeta Fernando Pessoa (1888-1935) sentado numa mesa e "olhando" os pedestres. Alguns turistas, ou mesmo locais, param para registrar uma foto ao lado do poeta. 

A estátua fica na varanda de uma das cafeterias mais antigas da cidade: trata-se de A Brasileira, fundada em 1905. Mas para além estátua de Pessoa, quadros expostos dentro do restaurante são uma experiência à parte para os clientes diários do estabelecimento. 

As obras exibidas dentro de um café já geraram críticas no passado, mas com o tempo a mostra num local tão emblemático da cidade virou tradição —com direito a concurso para garantir um espaço nas paredes de A Brasileira. 

Já beirando os 120 anos de história —este ano se comemora o 119º aniversário da cafeteria— os donos do espaço começaram a escolha dos dez artistas que terão obras expostas por lá a partir de janeiro de 2025. 

Na noite desta terça (19), foram anunciados os vencedores e, entre eles, a brasileira Isabella Navarro, com a tela “A Brasileira”, foi uma das campeãs. 

Os outros nove vencedores foram: Catarina Oliveira, Nelson Ferreira, Martim Vilhena, António Faria Costa, Margarida Costa, Catarina Mendes, Filipe Amaral, Sara Conde e Rui Braz. O anúncio foi feito numa cerimônia no Museu do Design, que foi reinaugurado este ano em Lisboa. 

A obra "A Brasileira", de Isabella Navarro foi uma das vencedoras do concurso. Crédito: Jordan Alves

Ao todo, participaram do concurso 38 artistas, sendo dez vencedores, que foram escolhidos por sete jurados. Cada um dos ganhadores recebeu mil euros. 

Os restantes participantes foram convidados a expor as suas obras numa exposição coletiva no Museu do Pão, em Seia, em 2025. O concurso é apoiado pelo programa Lojas com História, da Câmara Municipal de Lisboa.

Uma das obras vencedoras "Invasão 2022", de Filipe Amaral. Crédito: Divulgação


MENSAGEM AOS LEITORES


Jornalismo brasileiro na Europa


Você, leitor, é a força que mantém viva a BRASIL JÁ. Somos uma revista brasileira de jornalismo em Portugal, comprometida com informação de qualidade, diversidade cultural e inclusão.


O assinante da BRASIL JÁ recebe a revista no conforto de casa, acessa conteúdos exclusivos no site e ganha convites para eventos, além de outros presentes. A entrega da edição impressa é para moradas em Portugal, mas nosso conteúdo digital, em língua portuguesa, está disponível para todos.


Ao assinar a BRASIL JÁ, você participa deste esforço pela produção de informação de qualidade e fica por dentro do que acontece de interessante para os brasileiros na Europa e para todos os portugueses que valorizam a conexão das identidades entre os dois povos.


Participe da BRASIL JÁ. Seja bem-vindo!


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens