(Arquivo) Crédito: Markel Redondo/ACNUR

(Arquivo) Crédito: Markel Redondo/ACNUR

Autoridades espanholas resgatam mais 192 migrantes nas Canárias

Do total, 24 eram menores de idade que estavam em três barcaças ao sul e sudoeste das ilhas

29/01/2024 às 09:50 | 1 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

O serviço espanhol Salvamento Marítimo desembarcou 192 migrantes nas últimas horas na Grã Canária e Tenerife, 24 dos quais menores de idade, que se encontravam em três barcaças localizadas a sul e sudoeste de ambas as ilhas.

De acordo com fontes oficiais espanholas, a embarcação Nunki, do serviço Salvamento Marítimo, ajudou três pessoas de origem norte-africana que se encontravam numa embarcação avistada 17,5 quilómetros a sul de Maspalomas (Grã Canária) no domingo à tarde.

As três pessoas foram desembarcadas ao final da tarde de domingo, em Arguineguín, tendo a embarcação de socorro voltado a partir em busca de outra de um outro grupo migrantes tendo localizado um bote a 31,5 quilómetros a sul de Maspalomas.

Encontravam-se 52 pessoas a bordo - uma delas de origem subsariana e as restantes norte-africanas (47 homens e quatro mulheres) - que foram desembarcadas à 01:15 de hoje na doca de Arguineguín.

No domingo, em Tenerife, o navio Alpheratz foi mobilizado para socorrer, a sudoeste da ilha, uma terceira embarcação localizada a sudoeste da ilha.
A barcaça transportava 137 pessoas de origem subsariana (109 homens, quatro mulheres e 24 menores), que foram acompanhadas até Los Cristianos, onde foram desembarcadas no início da madrugada. 

Estes três salvamentos de pessoas na rota migratória das Canárias surgem após um fim de semana em que chegaram a El Hierro e à Grã Canária mil pessoas, cinco das quais acabaram morrendo.

Reportagem Agência Lusa

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens