Bemvindo Sequeira (de camisa xadrez) idealiza centro de acolhimento para brasileiros em Portugal. Crédito: Arquivo Pessoal

Bemvindo Sequeira (de camisa xadrez) idealiza centro de acolhimento para brasileiros em Portugal. Crédito: Arquivo Pessoal

Bemvindo Sequeira e a causa imigrante

Ator brasileiro vai criar instituto que apoia imigrantes em Portugal

21/03/2024 às 10:58 | 2 min de leitura
Publicidade Banner do empreendimento - Maraey

Morador de Braga, o ator e humorista Bemvindo Siqueira, de 76 anos, decidiu criar com amigos brasileiros um grupo de trabalho para fundar um espaço de apoio ao imigrante. Ele está em Portugal há quatro anos e percebeu que, fora de Lisboa, faltam espaços de acolhimento e formação de estrangeiros no país.

“Nossa ideia é dar suporte e melhorar a vida do imigrante brasileiro. Fazer projetos que permita a melhor interação e integração entre brasileiros e portugueses com as câmaras municipais e dar apoio institucional na lutar contra a xenofobia. Na prática a ideia é desburocratizar a vida do imigrante brasileiro”, afirmou o ator.

Participam do esforço o empresário e político brasileiro Washington Quaquá e lideranças políticas de Portugal, como os socialistas Bruno Gonçalves, deputado em Braga, e Hugo Pires, secretário de Estado do meio ambiente. O resultado será o Instituto Bemvindo a Portugal, que, prevê o ator, estará com toda a burocracia resolvida até o fim do ano.

“Estamos com o Partido Socialista e o PT, organizando um amplo movimento de promoção e apoio aos brasileiros em Portugal. Queremos organizar e dar apoio à imensa força empreendedora; de trabalho e cultural brasileira em Portugal”, afirma Quaquá, que é vice-presidente do PT.

Vida no país

Bemvindo vive sozinho em Portugal desde que a mulher, Crisálida Viegas, morreu, há dois anos e meio, vítima de Covid-19. 

Como muitos imigrantes que ele pretende dar suporte, Bemvindo decidiu mudar para terras lusitanas para fugir da violência do Rio de Janeiro. 

“Dois motivos muito fortes me fizeram mudar para Portugal. A violência do Rio de Janeiro e do Brasil. A violência do Brasil em geral. Era impossível eu continuar vivendo, na minha idade, e com a minha mulher, sobressaltado. Eu queria um lugar mais tranquilo. Outro motivo foi a eleição de Bolsonaro porque eu já tinha passado uma ditadura e não queria passar outra”, completa o ator que vive no norte do país. 

 O último trabalho de Bemvindo no Brasil foi em 2019 na novela “Topíssima”, da TV Record. 

Jornalismo verdadeiramente brasileiro dedicado aos brasileiros mundo afora


Os assinantes e os leitores da BRASIL JÁ são a força que mantém vivo o único veículo brasileiro de jornalismo profissional na Europa, feito por brasileiros para brasileiros e demais falantes de língua portuguesa.


Em tempos de desinformação e crescimento da xenofobia no continente europeu, a BRASIL JÁ se mantém firme, contribuindo para as democracias, o fortalecimento dos direitos humanos e para a promoção da diversidade cultural e de opinião.


Seja você um financiador do nosso trabalho. Assine a BRASIL JÁ.


Ao apoiar a BRASIL JÁ, você contribui para que vozes silenciadas sejam ouvidas, imigrantes tenham acesso pleno à cidadania e diferentes visões de mundo sejam evidenciadas.


Além disso, o assinante da BRASIL JÁ recebe a revista todo mês no conforto de sua casa em Portugal, tem acesso a conteúdos exclusivos no site e convites para eventos, além de outros mimos e presentes.


A entrega da edição impressa é exclusiva para moradas em Portugal, mas o conteúdo digital está disponível em todo o mundo e em língua portuguesa.


Apoie a BRASIL JÁ

Últimas Postagens