Donald Trump e Joe Biden se enfrentaram no debate CNN na quinta (27) Crédito: Will Lanzoni, CNN Photos, Lusa

Donald Trump e Joe Biden se enfrentaram no debate CNN na quinta (27) Crédito: Will Lanzoni, CNN Photos, Lusa

Biden não deveria disputar a reeleição, segundo 72% dos americanos

Para 82% dos inquiridos, a idade de Biden é uma razão fundamental para ele desistir

30/06/2024 às 18:38

Setenta e dois por cento dos eleitores registrados nos Estados Unidos dizem que o presidente norte-americano, Joe Biden, não deve concorrer a um segundo mandato, segundo uma pesquisa realizada pela CBS News e YouGov, após o debate com Donald Trump. 

O resultado representa um aumento de nove pontos percentuais em comparação com a mesma pergunta feita em fevereiro.

Biden, de 81 anos, viu a sua candidatura como candidato democrata às eleições de novembro enfraquecida após o debate contra o ex-presidente Donald Trump, no qual se mostrou fisicamente desajeitado e, por vezes, hesitante, incoerente e com frases inacabadas.

Ainda assim, o presidente disse no dia seguinte ao debate de quinta (27) com Trump que não tencionava desistir da corrida para um segundo mandato.

Oitenta e seis por cento dos inquiridos na sondagem consideram que a idade de Biden é uma razão fundamental para não se candidatar, e 72% dizem que Biden não tem saúde mental e cognitiva para ser presidente, mais sete pontos do que no início de junho. 

Quando questionados mais diretamente sobre se Biden deveria se afastar para dar a outro democrata a oportunidade de se candidatar, 64% dos eleitores responderam que sim.

A sondagem, realizada entre 28 e 29 de junho com 1 134 eleitores registados e com uma margem de erro de cerca de 4,2 pontos percentuais, mostra também a preocupação dos eleitores em relação a Trump, de 78 anos.

Segundo a pesquisa, 49% dos eleitores acreditam que o republicano não tem saúde mental e cognitiva para servir como presidente, e 54% dizem que ele não deve concorrer.

Após o debate, os meios de comunicação social e as sondagens norte-americanas apontavam Trump como o vencedor do debate entre os dois candidatos.

Um levantamento da CNN, a estação responsável pelo primeiro debate entre os candidatos às presidenciais de novembro, indicou na quinta que os eleitores registados que assistiram ao encontro "acham que Trump superou Biden".

"A maioria diz que não tem confiança real na capacidade de Biden para liderar o país. Ao mesmo tempo, a maioria dos que assistiram ao debate dizem que este teve pouco ou nenhum efeito na sua escolha para presidente", afirmou o canal.

Em 2020, quando ambos os candidatos estavam na disputa pelo salão oval, a mesma pesquisa observou que o público sentiu que Biden superou Trump nos seus dois debates presidenciais.

Outra sondagem YouGov realizada ontem indicou que Trump venceu o debate por uma margem de dois para um. Quarenta e três por cento dos inquiridos consideraram que Trump ganhou o debate, em comparação com 22% que disseram que foi Biden. Os restantes 35% disseram não ter a certeza.

Agência Lusa

Últimas Postagens